metropoles.com

Nove partidos dizem que, com “ato autoritário”, Lira perderá condição de presidir a Câmara

Partidos que apoiavam Baleia Rossi, derrotado por Arthur Lira para a presidência da Casa, vão ao STF contra anulação da eleição da Mesa

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
Grupo de deputados de oposição anunciam recurso ao STF contra primeiro ato de Arthur Lira
1 de 1 Grupo de deputados de oposição anunciam recurso ao STF contra primeiro ato de Arthur Lira - Foto: Reprodução

Nove partidos decidiram, na madrugada desta terça-feira (2/2), recorrer ao Supremo Tribunal Federal (STF) contra o primeiro ato do novo presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), de anular a eleição dos demais integrantes da Mesa Diretora.

Líderes e parlamentares de Cidadania, MDB, PCdoB, PDT, PSB, PSDB, PV e Rede soltaram uma nota dura, pouco mais de duas horas depois de Lira assumir a cadeira que era de Rodrigo Maia (DEM-RJ) nos últimos quatro anos e meio.

“Os partidos que se uniram em torno da defesa de uma Câmara livre e independente repudiam, com a mais intensa veemência, o ato autoritário, antirregimental e ilegal praticado pelo deputado Arthur Lira”, assinala a nota, logo em sua primeira frase.

Leia a íntegra da nota:

“Os partidos que se uniram em torno da defesa de uma Câmara livre e independente repudiam, com a mais intensa veemência, o ato autoritário, antirregimental e ilegal praticado pelo deputado Arthur Lira. A eleição é una: não se pode aceitar só a parte que interessa. Ao assim agir, afrontando as regras mais básicas de uma eleição – não mudar suas regras após a sua realização -, o referido deputado coloca em sério risco a governabilidade da Casa. A insistir nesse caminho, perderá qualquer condição de presidi-la, já que seu primeiro ato desacredita o que acabara de dizer: que decidiria com imparcialidade. Foi a desmoralização mais rápida de um discurso que já se viu. A única voz que o mesmo aceita que se ouça na Mesa Diretora da Câmara é a voz daqueles que com ele concordam. Os que ousam defender uma Câmara altiva ele quer calar, já em seu primeiro movimento, tentando esmagar a representatividade de nossos partidos e de nosso bloco. Não aceitaremos. Vamos ao STF em defesa da democracia e do Parlamento brasileiro.”

Líderes e parlamentares de Cidadania, MDB, PCdoB, PDT, PSB, PSDB, PV e Rede

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?