metropoles.com

Nota do PT: Lula é preso político e líder “mais injustiçado do Brasil”

Documento assinado por executiva nacional reafirma ex-presidente como candidato ao Planalto e convoca militância às ruas

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Daniel Ferreira/Metrópoles
Lula na janela São Bernardo do Campo
1 de 1 Lula na janela São Bernardo do Campo - Foto: Daniel Ferreira/Metrópoles

Enviada especial a Curitiba (PR) – Após horas de reunião em um hotel em Curitiba (PR), a executiva nacional do Partido dos Trabalhadores aprovou e divulgou uma resolução política. O texto reafirma o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva como candidato à Presidência da República pela sigla e o aponta como o líder “mais injustiçado do Brasil, desde o fim da ditadura”.

Lula está preso na Superintendência Regional da Policia Federal, na capital paranaense, desde a noite de sábado (7/4), onde deu início ao cumprimento de pena de 12 anos e 1 mês de reclusão, pelos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro, no caso do triplex do Guarujá (SP).

No documento, o PT sustenta: “A prisão inconstitucional do ex-presidente Lula, sua condenação sem provas por juízes parciais, que sequer apontaram-lhe um crime, e a negativa, pela 5ª turma do STJ [Superior Tribunal de Justiça] e pela maioria do STF [Supremo Tribunal Federal], do direito de recorrer em liberdade constituem a maior violência contra uma liderança nacional desde a redemocratização”.

Para o comando partidário, o político “agigantou-se” ao apresentar-se à Polícia Federal para cumprir a ordem de prisão expedida, na quinta-feira (5), pelo juiz Sérgio Moro. O fundador do PT, no entanto, descumpriu por duas vezes o prazo dado pela PF para ele se apresentar, conforme combinado com seus advogados: a militância tentou impedir sua saída do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, em São Bernardo do Campo (SP), onde ele se refugiou por 48 horas.

No documento, a sigla anuncia calendário de eventos de resistência à prisão de Lula. Desde sábado, cerca de 2 mil simpatizantes estão acampados nas imediações da sede da PF em Curitiba, e mais caravanas são esperadas. A partir desta terça (9), grupo de 10 governadores devem ir à cidade para tentar encontro com o ex-presidente encarcerado.

Confira a íntegra da nota da executiva petista: 

O Partido dos Trabalhadores saúda as multidões de brasileiros e brasileiras que se mobilizaram, em São Bernardo do Campo, em centenas de cidades do país e no exterior, em defesa da liberdade do ex-presidente Lula.

Desde o último sábado, esta mobilização tem o seu centro político na cidade de Curitiba, onde está sendo realizada a Vigília Democrática pela Liberdade de Lula, nas proximidades da sede da Polícia Federal.

A prisão inconstitucional do ex-presidente Lula, sua condenação sem provas por juízes parciais, que sequer apontaram-lhe um crime, e a negativa, pela 5ª turma do STJ e pela maioria do STF, do direito de recorrer em liberdade constituem a maior violência contra uma liderança nacional desde a redemocratização.

Essa violência desperta indignação dentro e fora do país e só ressalta o fato de que Lula é o maior líder político do Brasil, reconhecido e respeitado internacionalmente.

A estatura política e pessoal de Lula agigantou-se pela maneira digna como ele cumpriu o mandado ilegal de prisão, no sindicato que é o berço de sua liderança política: de cabeça erguida, nos braços do povo, uma imagem que repercutiu ao redor do mundo.

A prisão ilegal de Lula é um desdobramento do grande golpe contra a democracia que começou com o impeachment sem crime da presidenta Dilma Rousseff , que levou à retirada de direitos dos trabalhadores, ao desmonte de empresas públicas, à entrega da soberania e do patrimônio nacional.

Lula é inocente! Lula é um preso político!

Por tudo isso, por toda sua história, Lula continua sendo nosso candidato à Presidência da República e sua candidatura será registrada no dia 15 de agosto, conforme a legislação eleitoral.

A principal tarefa do PT é lutar pela liberdade de Lula, em ações coordenadas com outros partidos políticos, movimentos sociais, frentes, organizações e personalidades de todo o Brasil e de outros países.

Caberá à Direção Nacional do PT fazer as articulações com outros partidos, que serão conduzidas pela presidenta Gleisi Hoffmann, designada por Lula como sua porta-voz política até que ele recupere a liberdade.

A Comissão Executiva Nacional decidiu que o comando político do partido ficará instalado em Curitiba.

O PT divulgará calendário de ações, mobilizações e resistência pela liberdade de Lula.

Não sairemos das ruas enquanto Lula não estiver em liberdade.

LULA INOCENTE!

LULA LIVRE!

LULA PRESIDENTE!

Curitiba, 9 de abril de 2018,

COMISSÃO EXECUTIVA NACIONAL DO PARTIDO DOS TRABALHADORES

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?