metropoles.com

“Nós precisamos da China e a China precisa de nós”, diz Bolsonaro

Presidente comentou sobre a relação entre os dois países, uma semana depois que o filho Eduardo acusou orientais de espionagem cibernética

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Isac Nóbrega/PR
Bolsonaro-em-viagem-à-China
1 de 1 Bolsonaro-em-viagem-à-China - Foto: Isac Nóbrega/PR

Em coletiva na seção eleitoral onde vota, no Rio de Janeiro, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) afirmou, neste domingo (29/11), que não há problema nenhum com a China. Segundo o presidente, “o Brasil precisa da China e a China precisa muito mais do Brasil”.

Bolsonaro deu ênfase ao fato da China precisar mais do Brasil, por conta da relação comercial de importação de carne, que mantêm com o Brasil.

“Não temos problema nenhum com a China, nós precisamos da China e a China precisa muito mais de nós. Eles têm quase 1 bilhão de pessoas para alimentar. A China, ao longo dos anos, tem se mostrado mais urbana que rural”, apontou o chefe do Executivo brasileiro.

De acordo com Bolsonaro, com o problema da peste suína aumentou a necessidade de importar commodities do campo. “O chinês está cada vez mais consumindo proteínas, cujo a fonte é animal. Todo mundo quer o bem do seu povo”, finalizou.

Entrave diplomático

Há pouco mais de uma semana, o deputado federal Eduardo Bolsonaro, filho do presidente, acusou a China de espionagem cibernética. A hipótese foi levantada quando Eduardo comentava no Twitter sobre o programa de tecnologia do governo federal Clean Network, que, segundo ele, “pretende proteger seus participantes de invasões e violações às informações particulares de cidadãos e empresas”.

Apesar de Eduardo ter apagado a publicação, o embaixador chinês, por sua vez, reagiu às declarações do parlamentar e afirmou que tais afirmações “não são condignas com o cargo de presidente da Comissão de Relações Exteriores da Câmara dos Deputados”.

“Isso é totalmente inaceitável e manifestamos forte insatisfação e veemente repúdio a esse comportamento”, argumentaram os representantes chineses em nota.

 

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?