metropoles.com

Nomeação do ex-presidente Lula como ministro de Dilma repercute na imprensa internacional

“New York Times” (EUA), “Wall Street Journal” (EUA), “El País” (Espanha), “Le Figaro” (França) e “La Nación” (Argentina) publicaram notícias e análises sobre a política brasileira

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
NY TIMES
1 de 1 NY TIMES - Foto: null

A repercussão da escolha do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) como ministro-chefe da Casa Civil não ficou só no Brasil. Em outros países o assunto também despertou interesse. Veículos como “New York Times” (EUA), “Wall Street Journal” (EUA), “El País” (Espanha), “Le Figaro” (França) e “La Nación” (Argentina) publicaram notícias e análises.

New York Times (foto acima)
“Depois que a polícia invadiu sua casa e os promotores pediram sua prisão, o ex-presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, parecia destinado a se tornar o maior figura pega na investigação de corrupção no maior país da América Latina”, diz a reportagem do jornal. O periódico afirma que o ex-presidente usou uma “rota de fuga incomum”, para escapar da prisão, já que, segundo o jornal, poucos políticos são condenados pelo STF.

Bloomberg
“A presidente brasileira, Dilma Rousseff, instalou seu antecessor Luiz Inácio Lula da Silva no coração do seu governo, uma aposta de alto risco… O movimento é projetado para ajudar a proteger o ex-presidente de uma investigação sobre corrupção em andamento e aproveitar suas habilidades de negociação para defender sua protegida do impeachment.”

bloomberg
The Wall Street Journal
“A nomeação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva pela presidente Dilma Rousseff  para seu gabinete reacendeu protestos no Brasil na quinta-feira, com muitos vendo o movimento como uma tentativa de salvar o ex-presidente de ser preso como parte de um escândalo de corrupção gigante.”

wallstreet

Revista Forbes
A edição digital da revista ressaltou a ação de Dilma como esforço para protegê-lo da investigação da operação Lava Jato. Disse ainda que muitos brasileiros consideram a “manobra” como “uma vergonha”.

forbes

El País
O espanhol El País chamou a atenção para os áudios de conversas entre Lula e Dilma gravados pela Polícia Federal. Destacou também a fala de Dilma: “A gritaria dos golpistas não vai colocar o povo de joelhos.” Na edição impressa, o jornal afirma que o carismático presidente, que governou o Brasil de 2003 a 2010, retorna para o epicentro do poder em cargo equivalente ao de primeiro-ministro.

elpais

Le Figaro
Na edição impressa, o jornal francês tentou explicar a relação entre os escândalos na política brasileira e a Petrobras. No site, falou-se sobre a atuação da Justiça, que tenta anular a posse do ex-presidente.

lefigaro

 

La Nación
O jornal argentino classificou a cerimônia de posse como “tensa” e falou sobre a internação da mulher de Lula, Marisa Letícia, que está com gripe H1N1, em meio às denúncias contra o marido. A versão digital noticiou também a ação do juiz Itagiba Cata Preta Neto, que suspendeu a nomeação de Lula como ministro.

lanacion

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?