Escolha de Regina Duarte para Diversidade Cultural é cancelada
Maria do Carmo Brant havia sido nomeada secretária de Diversidade Cultural. Ato tornando sem efeito a escolha foi publicado no DOU
atualizado
Compartilhar notícia
A portaria que oficializava a nomeação de Maria do Carmo Brant de Carvalho como secretaria de Diversidade Cultural foi tornada sem efeito na noite desta segunda-feira (09/03). O ato consta em edição extra do Diário Oficial da União (DOU) e foi publicado no mesmo dia da nomeação da agora ex-secretaria.
Veja:
A Secretaria de Diversidade Cultural é vinculada à Secretaria de Cultura, comandada desde a última quarta-feira (04/03) por Regina Duarte. A nomeação de Maria do Carmo teve aval da atriz, que tomou posse com o discurso de “pacificar o diálogo” com a classe artística.
Tanto a nomeação quanto o cancelamento da portaria foram assinadas pelo ministro-chefe da Casa Civil, Walter Souza Braga Netto.
Procurada, a Secretaria Especial de Cultura informou que “entraves burocráticos” travaram a nomeação de Maria do Carmo.
O ato de tornar a nomeação sem efeito ocorre um dia após ser veiculada reportagem feita pelo “Fantástico”, da TV Globo, na qual Regina Duarte diz que uma “facção” quer seu cargo no governo.
“Eu só lamento ter perdido tanto tempo desfazendo intrigas que foram criadas, fake news, acusações não verdadeiras a respeito da proposta da equipe que tá comigo” disse Regina Duarte ao Fantástico. “Estivemos ocupados com enormes dificuldades de toda uma facção que quer ocupar esse lugar. Quer que eu me demita, que eu me perca.”
Currículo
No mesmo dia em que foi nomeada secretária de Diversidade Cultural, o Ministério do Turismo divulgou o currículo de Maria do Carmo.
Segundo a pasta, a agora ex-secretária tem vasta experiência em gestão social pública e em Assistência Social, Educação e Habitação de Interesse Social, além de ter prestado consultorias para diversos órgãos e instituições nacionais públicas e privadas, além de fazer parte de missões no Brasil e no exterior.
Além disso, Maria do Carmo já atuou como secretária nacional de Assistência Social do Ministério de Desenvolvimento Social e Agrário, conselheira do Conselho Superior de Responsabilidade Social da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP), secretária-adjunta na Secretaria Municipal de Assistência Social de São Paulo e superintendente do Centro de Estudos e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária.
Também assumiu a Superintendência Educacional do Instituto Abramundo, a assessoria técnica especial de políticas públicas na Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo e a formação de trabalhadores sociais na Fundação do Desenvolvimento Administrativo (Fundap).
Pressão
Regina Duarte está sob intensa pressão da ala do governo que tem como guru o escritor Olavo de Carvalho. O próprio guru tem batido forte na secretária, cujo nome afirma ter aprovado em conversa com o presidente Jair Bolsonaro, antes de se arrepender.
Uma das acusações feitas a Regina é de que ela estaria trocando comissionados alinhados a Bolsonaro por nomes ligados à esquerda. Maria do Carmo, por exemplo, foi secretária de Assistência Social do governo Dilma Rousseff (PT).