metropoles.com

Nome de Zanin agrada senadores da oposição, inclusive bolsonaristas

Cristiano Zanin segue no “beija-mão” com senadores e busca quebrar resistência de senadores bolsonaristas e conservadores à sua indicação

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Vinícius Schmidt/Metrópoles
Cristiano Zanin, indicado pelo presidente Lula para a vaga do STF deixada por Lewandowski, passa a terça-feira peregrinando por gabinetes do senado federal - metrópoles
1 de 1 Cristiano Zanin, indicado pelo presidente Lula para a vaga do STF deixada por Lewandowski, passa a terça-feira peregrinando por gabinetes do senado federal - metrópoles - Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles

Desenha-se no Senado um cenário confortável para Cristiano Zanin, indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para compor o quadro de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). A despeito das críticas por ser advogado pessoal do atual mandatário, o nome do advogado deve ser aprovado com tranquilidade tanto na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) quanto no plenário do Senado, com possível apoio da oposição, inclusive bolsonaristas.

Como a votação é secreta, mesmo ligado intimamente a Lula, Zanin pode receber votos de bolsonaristas de carteirinha.

Levando-se em conta apenas os posicionamentos das bancadas, Zanin pode ganhar quatro votos de senadores alinhados ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). O PSD, partido que tem três representantes abertamente bolsonaristas, declarou apoio da bancada à aprovação da indicação do presidente Lula. O mesmo acontece com a bancada do MDB.

Dessa forma, os seguintes bolsonaristas podem votar pela aprovação de Zanin: Ivete da Silveira (MDB-SC), Nelsinho Trad (PSD-MS), Lucas Barreto (PSD-AP) e Vanderlan Cardoso (PSD-GO). Além disso, Zanin conseguiu quebrar resistência entre os senadores que participaram diretamente do governo Bolsonaro, mesmo sem promessa de votos até o momento.

Como mostrou o Metrópoles, a indicação de Zanin já contaria com promessa de 33 dos 41 votos necessários para ser aprovado.

“Empatia”

Damares Alves (Republicanos-DF), ex-ministra da Mulher no governo Bolsonaro, disse ter despertado “empatia” por Zanin após um encontro com o advogado. Ela esteve na reunião da bancada do seu partido com o indicado ao STF. Antes, disse que votaria contra a indicação.

“A reunião foi importante para que eu o conhecesse, para que ele também me conhecesse e um pouco de minhas causas. Gostei dele. Me despertou muita empatia. Mas ainda mantenho meu voto”, comentou a senadora ao colunista Paulo Cappelli, do Metrópoles.

Hamilton Mourão (Republicanos-RS), ex-vice-presidente de Jair Bolsonaro, disse à colunista Bela Megale, do O Globo, que “discorda do processo” de indicação do ex-advogado de Lula, mas “não da pessoa”. Questionado se votaria a favor, ele se furtou a responder: “O voto é secreto”.

Marcos Pontes (PL-SP), ex-ministro de Ciência, Tecnologia e Inovações do governo Bolsonaro, se encontrou nessa quinta-feira (15/6) com Zanin. A indicação deverá ser apreciada pela CCJ na próxima semana e, em seguida, analisada no plenário do Senado.

Dos bolsonaristas, quem criticou mais abertamente o nome do indicado por Lula até o momento foi o ex-juiz Sergio Moro (União-SP).

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?