metropoles.com

No Uruguai, Lula diz que Celac inspirou “unificação da América Latina

A fala do presidente Lula foi feita durante a cerimônia de outorga da medalha Más Verde, conduzida pela prefeita de Montevidéu

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Ricardo Stuckert
Imagem colorida mostra Lula em Montevidéu, no Uruguai. Ele está segurando uma camiseta ao lado da prefeita de Montevidéu, Carolina Cosse - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida mostra Lula em Montevidéu, no Uruguai. Ele está segurando uma camiseta ao lado da prefeita de Montevidéu, Carolina Cosse - Metrópoles - Foto: Ricardo Stuckert

Montevidéu e Brasília – Em agenda no Uruguai, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que após a reunião na 7ª Cúpula da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac), que ocorreu terça-feira (24/1), na Argentina, ficou inspirado em “unificar a América Latina”.

A fala foi feita durante a cerimônia de outorga da medalha Más Verde, conduzida pela prefeita de Montevidéu, Carolina Cosse. O chefe do Executivo brasileiro foi um dos agraciados com o prêmio pelos feitos em prol do meio ambiente.

“Tivemos uma boa reunião [na Celac] e vamos trabalhar muito seriamente na perspectiva de unificar em pensamento político, ideológico e em coisas práticas, a nossa querida América Latina. Acabo de fazer uma visita ao presidente Luis Alberto Lacalle Pou [presidente do Uruguai], onde fomos discutir a relação Brasil e Uruguai”, explicou Lula.

O petista ainda afirmou que como o Brasil é o país que mais detém população, conhecimentos tecnológicos e científicos, além de ter mais força no mercado industrial, deve “cuidar com carinho” dos vizinhos no continente.

“Como vocês sabem, o Brasil tem que ser muito generoso com seus aliados, por ser a maior economia do continente e ser o país mais industrializado do continente, por deter mais conhecimento científico e tecnológico e por ter a maior população, o Brasil tem que cuidar com muito carinho das suas relações com os países amigos”, disse.

Na Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (CELAC), em Buenos Aires, na Argentina, o presidente brasileiro defendeu que os países latino-americanos e caribenhos têm uma “clara contribuição” a ser dada “para a construção de uma ordem mundial pacífica, baseada no diálogo, no reforço do multilateralismo e na construção coletiva da multipolaridade”.

A comunidade é um bloco regional intergovernamental composto por 33 países. Foi criada em fevereiro de 2010, na Cúpula da Unidade da América Latina e do Caribe. A Celac é herdeira do Grupo do Rio e da CALC (Cúpula da América Latina e do Caribe) e assume duas vocações: a cooperação para o desenvolvimento e a concertação política.

Mercosul

Mais cedo, durante encontro com o presidente do Uruguai, Lacalle Pou, Lula falou sobre uma renovação do Mercosul, bloco que reúne Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai, e um acordo do grupo com a China. Lula foi ao Uruguai com a missão de tentar brecar as tratativas entre Uruguai e China para um acordo de livre comércio.

“Quero dizer para o presidente que, com as ideias de discutir a chamada inovação ou renovação do Mercosul, nós estamos totalmente de acordo. O que precisamos fazer para modernizar o Mercosul? Queremos sentar à mesa, primeiramente com os nossos técnicos, em seguida com os nossos ministros e finalmente com os presidentes para que a gente possa renovar aquilo que for necessário renovar”, disse Lula em declaração à imprensa ao lado de Lacalle Pou.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?