metropoles.com

No Planalto, Dilma elogia Jorge Messias, novo AGU: “Me ajudou a acertar”

Ex-presidente Dilma Rousseff foi convidada para discursar durante cerimônia de posse do novo advogado-geral da União, Jorge Messias

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
Mulher sentada olha para lado direito
1 de 1 Mulher sentada olha para lado direito - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

A ex-presidente Dilma Rousseff (PT) foi convidada para discursar na posse do novo advogado-geral da União (AGU), Jorge Messias, realizada na noite desta segunda-feira (2/1), no Palácio do Planalto (leia sobre a posse mais abaixo).

Em sua fala, a petista agradeceu Messias pelo tempo em que o procurador foi subchefe para Assuntos Jurídicos da Presidência da República (SAJ), época em que Dilma comandou o Palácio do Planalto.

Dilma ressaltou a importância da AGU e da SAJ, órgãos que dão pareceres sobre a legalidade de atos relacionados à Presidência.

“Se você não tiver uma Advocacia-Geral da União forte, vai ser muito difícil que o Executivo também tenha uma atitude de respeito ao Legislativo e ao Judiciário”, disse.

“Eu devo a vários outros uma contribuição, mas quero destacar a contribuição que foi dada a mim pelo meu querido Jorge Messias. […] Eu sempre digo isso: os erros são meus, mas eu agradeço ao Messias por ter me ajudado a acertar”, prosseguiu.

Posse na AGU

Procurador da Fazenda Nacional, Jorge Messias tomou posse, na noite desta segunda-feira, como novo advogado-geral da União do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A cerimônia ocorreu no Salão Nobre do Palácio do Planalto.

Como AGU, Messias terá a atribuição de dirigir a instituição, representar a União junto ao Supremo Tribunal Federal (STF) e assessorar direta, imediata e pessoalmente a Presidência da República.

O órgão, que tem status de ministério, também fornece orientações jurídicas a respeito de ações adotadas pelo governo federal, como licitações, contratos, decretos e portarias.

O “Bessias” de Dilma

À época em que foi subchefe para Assuntos Jurídicos da Presidência da República do governo da presidente Dilma Rousseff (PT), Messias ficou conhecido por ter o nome citado em uma conversa entre Lula, que iria assumir a Casa Civil, e a então mandatária do país, na qual a qualidade do áudio fez seu nome ser ouvido como “Bessias”. A conversa foi grampeada no âmbito da Operação Lava Jato e divulgada pelo então juiz e atual senador Sérgio Moro.

Relembre a conversa grampeada:

Dilma: “Alô.”
Lula: “Alô.”
Dilma: “Lula, deixa eu te falar uma coisa.”
Lula: “Fala, querida. Ahn?”
Dilma: “Seguinte, eu tô mandando o ‘Bessias’ junto com o papel pra gente ter ele, e só usa em caso de necessidade, que é o termo de posse, tá?!”
Lula: “Uhum. Tá bom, tá bom.”
Dilma: “Só isso, você espera aí que ele tá indo aí.”
Lula: “Tá bom, eu tô aqui, fico aguardando.”
Dilma: “Tá?!”
Lula: “Tá bom.”
Dilma: “Tchau.”
Lula: “Tchau, querida.”

Quem é Jorge Messias

Natural de Pernambuco e com 42 anos, Jorge Messias é graduado em Direito pela Faculdade de Direito do Recife (UFPE) e mestre em Desenvolvimento e Cooperação Internacional pela Universidade de Brasília (UnB), onde atualmente conclui um doutorado na mesma área.

O novo advogado-geral da União é servidor de carreira da Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional desde 2007. Ele já foi subchefe para Assuntos Jurídicos da Presidência da República do governo Dilma, secretário de Regulação e Supervisão da Educação Superior do Ministério da Educação e consultor jurídico dos ministérios da Educação e da Ciência, Tecnologia e Inovação.

O agora AGU também atuou como procurador do Banco Central e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?