No Egito, Mourão será recebido por presidente e ministro da Defesa
O general embarcou neste domingo (26/9) para Cairo, capital egípcia, onde ficará até o dia 30 de setembro. Depois, ele segue para Dubai
atualizado
Compartilhar notícia
O vice-presidente Hamilton Mourão (PRTB) chega, nesta segunda-feira (27/9), à capital do Egito. No Cairo, o general será recebido pelo presidente Abdul Fatah Khalil Al-Sisi e pelo ministro da Defesa, Mohamed Ahmed Zaki. Mourão partiu no domingo (26/9) para uma viagem diplomática, por três continentes, durante 12 dias. Depois do Egito, Mourão segue para Dubai e, por fim, Atenas, na Grécia.
De acordo com nota da assessoria de comunicação da Vice-Presidência, a visita servirá para buscar o fortalecimento dos laços com a República Árabe de “relevante importância na geopolítica regional”.
Desembarco no Egito, um dos pilares do mundo árabe e grande parceiro comercial do Brasil, para conversas bilaterais e encontros de Estado. Ao 1º Ministro Mostafa Madbouly, agradeço a recepção e a oportunidade de conversarmos temas que beneficiarão nossos países. pic.twitter.com/N1pIYFFkLr
— General Hamilton Mourão (@GeneralMourao) September 27, 2021
Além de audiências com Al-Sisi, Madbouly e com o primeiro-ministro do Egito, Mostafa Madbouly, Mourão participará de uma cerimônia de inauguração do escritório da Câmara de Comércio Árabe-Brasileira no Cairo.
General, assim como Mourão, Al-Sisi deu um golpe de Estado no então presidente Mohamed Morsi quando era ministro da Defesa. Em 2015, Morsi foi condenado a 20 anos de prisão. Quatro anos depois, morreu durante uma audiência. Al-Sisi é famoso por governar o país com forte controle das Forças Armadas, além de perseguir, torturar e executar os opositores.
Roteiro
Depois do Cairo, Mourão segue para os Emirados Árabes onde discursará na ExpoDubai, maior exposição de tecnologia e inovações do mundo. O último destino do presidente é a Grécia.
Mourão já se vacinou contra a Covid-19. Ele recebeu a segunda dose da Coronavac no dia 24 de abril, mas ainda não está apto para tomar a dose de reforço, que no Distrito Federal está sendo aplicada em idosos a partir de 85 anos.
O vice-presidente, no entanto, afirmou que se submeteria ao exame de RT-PCR antes de embarcar, para confirmar que não está infectado pelo vírus que já matou quase 600 mil brasileiros.
Durante conversa com jornalistas, na saída do Palácio do Planalto, na última quarta-feira (22/9), o general disse que a visita aos países servirá para estreitar laços, uma vez que, segundo ele, são nações parceiras do Brasil, mas que não recebem visitas oficiais de representantes brasileiros há um bom tempo.
“Vou fazer uma visita oficial ao Egito, que há muito tempo não vai ninguém nosso lá. Importante parceiro comercial e um dos pilares do mundo árabe. Depois, a abertura da ExpoDubai. Na volta, uma visita oficial à Grécia, que é outro país que nós temos ligação e não vai ninguém”, explicou o general.
De acordo com as portarias números 41, 42,43, 44 e 45, publicadas no Diário Oficial da União (DOU), no dia 13 de setembro, 32 funcionários do gabinete da Vice-Presidência serão enviados aos países para prestar assessoramento ao general.
Veja o roteiro completo da viagem:
- Domingo, 26/9 – saída de Brasília
- Segunda-feira, 27/9 – chegada no Cairo (Egito)
- Terça-feira, 28/9 – visita oficial ao Egito, atividades no Cairo
- Quarta-feira, 29/9 – visita oficial ao Egito, atividades no Cairo
- Quinta-feira, 30/9 – viaja para Dubai
- Sexta-feira, 1º/10 – abertura da ExpoDubai
- Sábado, 2/10 – atividades em Dubai
- Domingo, 3/10 – atividades em Dubai
- Segunda-feira, 4/10 – viagem para a Grécia
- Terça-feira, 5/10 – visita oficial à Grécia
- Quarta-feira, 6/10 – visita oficial à Grécia
- Quinta-feira 7/10 – volta a Brasília