metropoles.com

No Complexo do Alemão, Janja se reúne com 50 líderes comunitárias

Em outubro de 2022, Lula visitou o Complexo do Alemão durante campanha eleitoral e foi vítima de fake news por usar boné com a sigla CPX

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Foto: Claudio Kbene
1 de 1 - Foto: Foto: Claudio Kbene

Ao lado da ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, a primeira-dama Rosângela Lula da Silva, popularmente conhecida como Janja, foi ao Complexo do Alemão, no Rio de Janeiro, na manhã desta sexta-feira (10/3), para se reunir com cerca de 50 líderes comunitárias da comunidade.

“Comecei o dia no Complexo do Alemão, conversando com cerca de 50 mulheres da comunidade. Pude ouvir o que pensam sobre habitação, saúde, educação e segurança alimentar. Muito importante escutá-las para conhecer suas demandas e, juntas, encontrarmos soluções!”, publicou Janja no Twitter.

Segundo a primeira-dama,  a visita significou um momento de “troca e aprendizado”. “Quero seguir conversando com estas mulheres que me receberam tão bem na sua comunidade, e ouvir cada vez mais gente de todos os cantos do Brasil sobre suas ideias para reconstruir nosso país e avançarmos nos nossos direitos”, disse Janja.

CPX

Durante campanha eleitoral, o então candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT) chamou a atenção até de países estrangeiros, por ter adentrado durante comício, o Complexo do Alemão. A região é um bairro que abriga um dos maiores conjuntos de favelas da Zona Norte do município do Rio de Janeiro.

Na ocasião, a visita do petista fez emergir diversas fake news relacionadas à visita e à comunidade. As notícias falsas permeavam por várias invenções como a ligação de Lula com traficantes e com o tráfico de drogas. Durante a visita, Lula recebeu da líder do movimento por moradia do Complexo do Alemão, Camila Moradia, um boné com as letras “CPX”, o que intensificou as notícias falsas.

O senador Flávio Bolsonaro, filho do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), foi um dos responsáveis por divulgar informações falsas sobre o caso. Nas redes sociais, o politico disse que a sigla CPX significa “cupincha”, que quer dizer “parceiro do crime”.

CPX é a sigla de ‘Complexo’ e é muito utilizada nas redes sociais por moradores jovens e um complexo é um conjunto de favelas que dividem a mesma região. No Rio de Janeiro, existem vários complexos (Complexo do Alemão, Complexo da Penha, Complexo da Maré…) que são comunidades agrupadas em um único território”, explicou a Voz das Comunidades.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?