metropoles.com

No Brasil, presidente da Colômbia encontra Bolsonaro, Lira e Pacheco

Iván Duque tem agenda voltada para a reativação do comércio, do investimento estrangeiro e do turismo após a pandemia

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/Twitter
iván duque
1 de 1 iván duque - Foto: Reprodução/Twitter

O presidente da Colômbia, Iván Duque, estará no Brasil nesta semana e tem reuniões previstas com o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e com os presidentes do Senado Federal, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), e da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL).

O chefe do Executivo colombiano chegou ao Brasil na noite de domingo (18/10) e cumpre agenda em São Paulo, onde se encontra com os executivos da empresa e vai conduzir o evento Diálogo Colômbia: Uma plataforma para o crescimento, organizado pela ProColombia.

Os dois presidentes terão uma reunião privada nesta terça-feira (19/10), no Palácio do Planalto, e posteriormente um encontro com seus delegados. Depois dele, serão assinados os acordos e instrumentos de cooperação.

O governo colombiano informou que serão corroborados sete acordos sobre cooperação policial, comércio, água e saneamento básico, agricultura e treinamento técnico, pesquisa e serviços aéreos.

Segundo o país vizinho, Duque vai tratar no Brasil da reativação do comércio, do investimento estrangeiro e do turismo após a pandemia de Covid-19. Entre os assuntos que serão abordados, estão a produção de vacinas contra o coronavírus, o combate aos efeitos das mudanças climáticas, a atenção aos migrantes, defesa da democracia na região e segurança das fronteiras, informou a presidência colombiana.

“Somos dois países irmãos, dois países que têm um relacionamento muito bom. Estamos falando de uma relação comercial que está crescendo cada vez mais ”, disse o presidente Duque.

Amazônia

A agenda de Duque na capital brasileira também inclui assuntos relativos à Amazônia. O presidente da Colômbia falará com a secretária-geral da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA), Alexandra Moreira, para tratar da conservação e do desenvolvimento sustentável da Amazônia, por meio da compromissos firmados no âmbito do Pacto de Letícia.

Também serão tratadas das expectativas para a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP26), que começa em menos de duas semanas, em Glasgow, na Escócia.

Na COP, o governo brasileiro pretende insistir na tentativa de cobrar dos países ricos recursos financeiros para perseguir metas de redução no desmatamento e de emissões de gases do efeito estufa mais ousadas do que as do Acordo de Paris, de 2015.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?