metropoles.com

No Brasil, mundo político diverge sobre renúncia de Evo Morales

Após pressão das Forças Armadas, Morales renunciou à presidência da Bolívia no início da noite deste domingo (10/11/2019)

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Alexis Demarco/APG/Getty Images
evo morales Political Turmoil in Bolivia: Morales Calls For New Elections And Later Resigns
1 de 1 evo morales Political Turmoil in Bolivia: Morales Calls For New Elections And Later Resigns - Foto: Alexis Demarco/APG/Getty Images

Logo após a renúncia de Evo Morales à presidência da Bolívia, na noite deste domingo (10/11/2019), vozes da política no Brasil repercutiram o clima tumultuado no país vizinho. Representantes de partidos de esquerda e direita divergem sobre os últimos acontecimentos. Em entrevista ao jornal O Globo, o presidente Jair Bolsonaro disse não acreditar que houve golpe, como alegou o vice de Morales, Álvaro García Liner, que também renunciou.

“A palavra golpe é usada muito quando a esquerda perde, né? Quando eles ganham, é legítimo. Quando eles perdem, é golpe. Eu não vou entrar nessa narrativa deles aí. A esquerda vai falar que houve golpe agora”, afirmou.

No Twitter, o presidente disse que as “denúncias de fraudes nas eleições” deixam uma lição: “O voto impresso é sinal de clareza para o Brasil”, defendeu.

8 imagens
1 de 8

Reprodução/Twitter
2 de 8

Reprodução/Twitter
3 de 8

Reprodução/Twitter
4 de 8

Reprodução/Twitter
5 de 8

Reprodução/Twitter
6 de 8

Reprodução/Twitter
7 de 8

Reprodução/Twitter
8 de 8

Reprodução/Twitter

Representantes à direita no espectro ideológico, consideram que a mudança deve gerar estabilidade para o povo boliviano e evitar uma escalada da violência nas ruas. Nomes da esquerda veem na saída de Morales um movimento de resignação diante da pressão das Forças Armadas, que pediram a renúncia do presidente para recuperar a “paz no país”.

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva lamentou em sua rede social a renúncia do presidente boliviano Evo Morales, classificando o episódio como golpe de Estado. “Acabo de saber que houve um golpe de estado na Bolívia e que o companheiro @evoespueblo foi obrigado a renunciar. É lamentável que a América Latina tenha uma elite econômica que não saiba conviver com a democracia e com a inclusão social dos mais pobres”, disse Lula, em sua conta no Twitter.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?