metropoles.com

Nísia Trindade toma posse como ministra da Saúde

Pesquisadora e presidente da Fiocruz, Nísia Trindade será a primeira mulher a ocupar a chefia do Ministério da Saúde

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
Nisia Trindade toma posse como ministra da Saúde em cerimônia no ministério. Ela sorri e ergue as mãos ao lado de homem indígena e homem de terno, ambos sorrindo - Metrópoles
1 de 1 Nisia Trindade toma posse como ministra da Saúde em cerimônia no ministério. Ela sorri e ergue as mãos ao lado de homem indígena e homem de terno, ambos sorrindo - Metrópoles - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

Nísia Trindade, escolhida pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para ser ministra da Saúde, tomou posse, nesta segunda-feira (2/1). Oficialmente, a socióloga e então presidente da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) já havia sido empossada por Lula logo após a cerimonia que o oficializou como chefe do Executivo.

Primeira mulher a presidir a Fiocruz, Nísia também será a primeira mulher a comandar a pasta. Além da socióloga, Lula anunciou que cinco dos 37 ministérios do novo governo serão chefiados por mulheres.

Antes de receber o convite para integrar o grupo ministerial do novo governo, a presidente da Fiocruz atuou no Grupo Técnico da Saúde do Gabinete de Transição do governo eleito.

4 imagens
Nisia era presidente da Fiocruz
Nisia Trindade ao lado do cacique Raoni
Nisia Trindade toma posse como ministra da Saúde
1 de 4

Seis ministros prestigiaram a posse de Nisia Trindade no Ministério da Saúde

Rafaela Felicciano/Metrópoles
2 de 4

Nisia era presidente da Fiocruz

Rafaela Felicciano/Metrópoles
3 de 4

Nisia Trindade ao lado do cacique Raoni

Rafaela Felicciano/Metrópoles
4 de 4

Nisia Trindade toma posse como ministra da Saúde

Rafaela Felicciano/Metrópoles

A cerimônia contou com a participação de cinco ministros: das Relações Institucionais, Alexandre Padilha; do Desenvolvimento Social, Wellington Dias; da Ciência e Tecnologia, Luciana Santos; do Esporte, Ana Moser; da Gestão e Inovação, Esther Dweck; e das Mulheres, Cida Gonçalves.

Também estiveram presentes a governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra (PT), o cacique Raoni Metuktire e o ex-ministro da Saúde e senador, Humberto Costa (PT-PE).

Trajetória

Nísia Trindade é graduada em ciências sociais com doutorado em sociologia, e atua como pesquisadora da Fiocruz desde 1987, tendo ocupado cargos-chave dentro da fundação, como o posto de diretora da Casa de Oswaldo Cruz (1998-2005), unidade da Fiocruz, e vice-presidente de Ensino, Informação e Comunicação da Fiocruz (2011-2016).

Em 2017, chegou à presidência da instituição. Teve papel fundamental durante o enfrentamento da pandemia da Covid-19. Na ocasião, Nísia liderou a criação de um novo Centro Hospitalar no campus de Manguinhos (RJ), além de ter gerido o aumento da produção de kits para diagnóstico rápido da doença e processamento célere dos resultados das testagens.

Ainda no âmbito da crise sanitária, a pesquisadora coordenou o acordo da Fiocruz de encomenda tecnológica. Em parceria com a AstraZeneca, a fundação se tornou a primeira no Brasil a produzir uma vacina contra a Covid 100% nacional, tendo fornecido ao Ministério da Saúde mais de 200 milhões de doses.

O desempenho durante a pandemia levou Nísia a ser reconhecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Ao ser anunciada por Lula como ministra, o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom, parabenizou a presidente da Fiocruz.

“Parabéns, minha amiga Dra. Nísia Trindade, pela sua nomeação para Ministra da Saúde no Brasil, e a primeira mulher nesse cargo. Tudo de bom e estou ansioso para trabalhar juntos nos próximos anos para avançar”, escreveu.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?