metropoles.com

Netanyahu debocha de negacionistas e apoia vacina contra Covid-19

Em vídeo, o primeiro-ministro de Israel dialoga com um personagem negacionista para combater fake news contra vacinas

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Remy Steinegger/ World Economic Forum
Benjamin Netanyahu
1 de 1 Benjamin Netanyahu - Foto: Remy Steinegger/ World Economic Forum

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, fez sucesso na internet com um vídeo produzido para a TV israelense, onde aparece combatendo tradicionais fake news relacionadas à vacina contra a Covid-19. O mandatário também comemora o Purim, feriado tradicional da religião judaíca, dizendo que será o “último Purim com coronavírus”. Pelo menos a metade da população de Israel, já tomou a primeira dose da vacina contra Covid-19.

O vídeo começa com o premier portando um megafone, ao mesmo tempo que deseja feliz Purim e convoca a população para se vacinar. Então um homem vestido de palhaço, representando os negacionistas, começa a questioná-lo com dizeres que circulam pela internet sobre a eficácia da vacina.

“Não seja um palhaço. Essas vacinas foram aprovadas pelos maiores especialistas do mundo: do FDA americano. Milhões já foram vacinados e agora estão seguros”, diz o primeiro-ministro fazendo referência à agência norte-americana, semelhante à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), no Brasil.

Em um momento do vídeo, o personagem negacionista aparece vestido de cachorro e fala que ouviu dizer que o imunizante muda o DNA e que poderia crescer uma cauda em quem tomasse. Netanyahu rebate: “O propósito da vacina é atacar o vírus, assim como qualquer outra vacina que aumenta nossa expectativa de vida”.

Na sexta-feira (26/2), o ministro da Saúde de Israel, Yuli Edelstein, afirmou à Reuters que o país já aplicou a primeira dose da vacina contra Covid-19 em 50% da população israelense, sendo que 35% desse percentual também recebeu a 2º dose, ou seja, menos 95,8% de risco de contaminação pela Covid-19.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?