Nesta Quarta-Feira de Cinzas, 70% dos ministros não têm compromissos
Ponto facultativo vai até as 14h, mas somente seis divulgaram atividades oficiais. Entre elas, há reuniões, despachos e viagens
atualizado
Compartilhar notícia
Na Esplanada dos Ministérios, três quartos dos titulares das 22 pastas do governo de Jair Bolsonaro (PSL) não divulgaram agenda oficial após o feriado de Carnaval. Desse total, somente seis marcaram compromissos para esta Quarta-Feira de Cinzas (6/3). Matematicamente, isso quer dizer que somente 27% retomaram agendas de trabalho.
Colocaram fim ao feriado prolongado e terão expediente público nesta quarta (6) os ministros Paulo Guedes, da Economia, Sergio Moro, da Justiça e Segurança Pública, Ernesto Araújo, das Relações Exteriores, Tereza Cristina, da Agricultura, Tarcísio Gomes de Freitas, da Infraestrutura, e Roberto Campos Neto, presidente do Banco Central.
Dos compromissos agendados, reuniões e despachos internos aparecem como as principais ocupações para o primeiro dia após os festejos. Guedes, Moro e Roberto Campos Neto marcaram esse tipo de atividade. O mandatário do BC trabalhará de São Paulo.
Entre a agendas mais extensas, está a do chefe do Itamaraty, Ernesto Araújo, com cinco compromissos. O dia começou com a participação do executivo no encontro bilateral com o ministro dos Negócios Estrangeiros da Turquia, Mevlut Cavusoglu, na Embaixada do Brasil em Washington.
Depois, ele se reúne com o secretário-geral da Organização dos Estados Americanos (OEA), embaixador Luis Almagro, e posteriormente com a embaixadora da Venezuela no Brasil, Maria Belandria, na residência da Embaixada do Brasil em Washington.
Ernesto Araújo encontrará ainda com o presidente da Comissão de Relações Exteriores da Câmara de Representantes, deputado Eliot Engel (D-NY), e com o presidente da Subcomissão de Hemisfério Ocidental da CRE, deputado Albio Sires (D-NJ). No início desta noite, ele viaja a Nova York, onde participará de jantar com formadores de opinião e líderes empresariais.
Outros compromissos
Já a ministra Tereza Cristina vai realizar duas audiências nesta quarta (6). A primeira com o presidente da Associação Nacional de Produtores de Alho (Anapa), Rafael Corsini, e a outra com p deputado federal Toninho Wandscheer (Pros-PR). No fim da tarde, ela recebe o presidente da Embrapa, Sebastião Barbosa. Todos os compromissos serão no gabinete.
Por fim, o ministro Tarcísio Gomes de Freitas recebe Ricardo Savone, embaixador do Canadá no Brasil, e Guilherme Penin, diretor Institucional da Rumo Logística. Às 17h, o governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), se encontra com o chefe da pasta.
Feriado oficial
No fim do ano passado, o então Ministério do Planejamento divulgou os pontos facultativos no serviço público federal para 2019. Pela portaria, 4 e 5 de março, datas do feriado de Carnaval, são pontos facultativos durante todo o dia. Já a Quarta-Feira de Cinzas é somente até as 14 horas.
Pela regra, o ponto facultativo dispensa a obrigatoriedade de funcionamento dos órgãos em determinadas datas comemorativas. O Metrópoles entrou em contato com o Palácio do Planalto, que, até a última atualização desta reportagem, não comentou o caso.
Na agenda, Bolsonaro divulgou que fará “despachos internos” a partir das 14h. Já o vice-presidente Hamilton Mourão (PRTB) não divulgou compromissos oficiais.
Confira a agenda dos ministros para esta quarta-feira de Cinzas (6/3)
- Paulo Guedes (Economia): despachos internos a partir das 14h.
Sergio Moro (Justiça e Segurança Pública): reuniões e despachos internos a partir das 14h.
Luiz Henrique Mandetta (Saúde): sem compromissos públicos.
Onyx Lorenzoni (Casa Civil): não existem compromissos agendados.
Ricardo Vélez Rodríguez (Educação): não existem compromissos agendados.
Ernesto Araújo (Relações Exteriores): viagem oficial aos Estados Unidos.
Fernando Azevedo e Silva (Defesa): não divulgou agenda.
Marcos Pontes (Ciência e Tecnologia): não divulgou agenda.
Tereza Cristina (Agricultura): audiências e reuniões a partir das 15h.
Marcelo Álvaro Antônio(Turismo): sem compromissos oficiais.
Bento Costa Lima (Minas e Energia): não divulgou agenda.
Gustavo Canuto (Desenvolvimento Regional): sem agenda pública.
Tarcísio Gomes de Freitas (Infraestrutura): reuniões a partir das 15h.
Augusto Heleno (GSI): não existem compromissos agendados.
Osmar Terra (Cidadania): não existem compromissos agendados.
Ricardo Salles (Meio Ambiente): sem compromissos oficiais.
Damares Alves (Mulher, Família e Direitos Humanos): sem agenda pública.
Santos Cruz (Secretaria de Governo): não existem compromissos agendados.
André Luiz de Almeida Mendonça (AGU): site do órgão não divulga agenda.
Floriano Peixoto (Secretaria-Geral da Presidência): não existem compromissos agendados.
Wagner de Campos Rosário (Controladoria Geral da União): sem compromissos oficiais.
Roberto Campos Neto (Banco Central): despachos internos em São Paulo.