metropoles.com

Não vacinado, Bolsonaro vai à Assembleia da ONU, que exige comprovante de imunização

Carta enviada a diplomatas informa a necessidade de comprovar a imunização. Há divergências sobre a aplicação da regra a chefes de Estado

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
Jair-Messias-Bolsonaro
1 de 1 Jair-Messias-Bolsonaro - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

Em carta enviada a diplomatas do mundo todo, a Organização das Nações Unidas (ONU) comunicou que haverá exigência de comprovante de imunização contra Covid-19 para que as autoridades possam acessar o plenário onde acontecerá a 76ª Assembleia Geral, na próxima semana. O fórum deve contar com a presença do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), que diz ainda não ter sido vacinado. A informação é do Estado de S.Paulo.

O texto que informa a necessidade de comprovação de imunização, de autoria da prefeitura de Nova York, foi recebido pelo presidente da Assembleia Geral, Abdullah Shahid, e repassado aos países.

Segundo Shahid, “a prova de vacinação é exigida para certas atividades em ambientes internos, incluindo a sede das Nações Unidas”. “Eu apoio fortemente essa medida como um importante passo no nosso retorno a uma Assembleia Geral totalmente funcional”, disse o presidente do fórum.

Na carta, Shahid não define se os chefes de Estado também estarão submetidos à exigência. O Metrópoles perguntou à Presidência da República, ao Ministério das Relações Exteriores (MRE) e ao Consulado do Brasil em Nova York se o presidente Jair Bolsonaro terá que apresentar o cartão de vacina, mas não obteve retorno.

Sem vacina

O mandatário da República diz não ter se vacinado contra Covid-19. No início de agosto, Bolsonaro enfatizou que só tomaria uma fórmula que lhe permitisse “viajar ao mundo todo”, ao criticar a Coronavac.

“Vou tomar a vacina que possa entrar no mundo todo. Não posso tomar essa vacina lá de São Paulo, que não está aceita na Europa nem dos Estados Unidos. Eu viajo o mundo todo”, disse.

O chefe do Executivo federal vem afirmando que só receberá o imunizante depois que todos os brasileiros tiverem recebido a inoculação do fármaco.

Desde segunda-feira (13/9), a prefeitura de Nova York passou a fiscalizar a regra estabelecida em agosto que exige comprovante de vacinação para entrar na área fechada de bares e restaurantes, por exemplo. Com isso, mesmo que possa comparecer à ONU, o presidente brasileiro deverá ter circulação limitada na cidade.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?