metropoles.com

“Não temos problema com compromissos ambientais”, diz Haddad na França

Ministro Fernando Haddad está na França com Lula para tratar, entre outros temas, do impasse na negociação do acordo Mercosul-União Europeia

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Breno Esaki/Especial Metrópoles
Futuro Ministro da Fazenda do governo Lula, Fernando Haddad, fala com jornalistas em coletiva de imprensa no CCBB - metrópoles
1 de 1 Futuro Ministro da Fazenda do governo Lula, Fernando Haddad, fala com jornalistas em coletiva de imprensa no CCBB - metrópoles - Foto: Breno Esaki/Especial Metrópoles

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse nesta quinta-feira (22/6) que o Brasil não tem problema em relação aos compromissos ambientais assumidos. A fala foi proferida em Paris, onde o ministro acompanha a agenda do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Ele foi questionado sobre os entraves que emperram a conclusão do acordo entre Mercosul e União Europeia.

Eles participam de cúpula promovida pelo presidente francês, Emmanuel Macron, e, entre outros temas, tratam dos impasses do acordo entre os dois blocos.

A França é um dos países com condicionais mais rígidas para apoio ao acordo. Na última semana, a câmara baixa do Parlamento francês aprovou resolução contra a ratificação do acordo.

“Não estamos com problema nenhum em relação aos compromissos ambientais”, disse Haddad à imprensa. “Não tem um item da agenda ambiental que o Brasil não se insira de forma notável. Nós temos as melhores condições de oferecer ao mundo um lugar seguro para investir”, prosseguiu.

Além de uma reunião bilateral entre Lula e Macron, Haddad deverá se reunir com o ministro de Finanças francês, Bruno Le Maire, com quem conversou há duas semanas por videoconferência.

“Penso que podemos fazer conversa mais clara sobre as reais possibilidades da França aprovar o acordo, apesar desse revés que tivemos recentemente”, afirmou o ministro brasileiro.

Uma carta enviada pela União Europeia (UE) em maio prevê sanções adicionais ligadas à agenda ambiental. Lula considerou o documento “inaceitável”.

“A carta adicional que a UE mandou ao Brasil é inaceitável, porque eles colocam punição a qualquer país que não cumpre o Acordo de Paris. Nem eles cumpriram o Acordo de Paris. É preciso que eles tenham um pouco mais de sensibilidade, de humildade”, declarou Lula, em coletiva de imprensa.

Segundo o mandatário, o Mercosul estuda uma contraproposta à UE, para que o acordo “favoreça a todos”. Ele também pediu que os países integrantes do bloco europeu abram mão do “perfeccionismo e do protecionismo” para que seja construída a possibilidade de um acordo.

Acordo Mercosul-UE

Em negociação há pelo menos 20 anos, a concretização do tratado comercial é uma das apostas do petista para o terceiro mandato. No entanto, esbarra em entraves impostos por nações do bloco europeu, principalmente relacionados à proteção ambiental.

O acordo de livre comércio está em negociação desde 1999, e foi assinado 20 anos depois, no início da gestão de Jair Bolsonaro (PL). O documento, porém, ainda não foi ratificado; logo, não entrou em vigor.

Para que isso ocorra, o texto precisa ser aprovado pelos parlamentares de todos os países-membros dos dois blocos econômicos, além de passar por procedimentos internos de ratificação. Caso seja concluído, o documento criará a maior zona de livre comércio no mundo.

Agenda verde

Haddad ainda indicou que, a partir de agosto, o governo brasileiro vai começar a lançar medidas sobre a transição ecológica, inclusive tocando em temas da agricultura.

“Não é verdade que não temos um empresariado agrário que não tenha interesse nessa agenda ambiental. Ele sabe que as exportações brasileiras vão estar cada vez mais condicionadas à maneira como a gente produz nossa carne, nossos grãos. Isso está na agenda do mundo todo e dos produtores brasileiros. O que temos que oferecer aos produtores enquanto Estado são caminhos para superar risso, antevendo o que vai vir no mundo, que está vivendo uma crise ecológica”, indicou.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?