“Não podemos dizer que esse país passa fome”, diz Bolsonaro em live
Secretário de Aquicultura, Jorge Seif foi convidado a falar sobre o projeto de aumentar a produção de peixes de água doce no país
atualizado
Compartilhar notícia
Após comemorar os 100 dias de governo em cerimônia no Palácio do Planalto nesta quinta-feira (11/4), o presidente Jair Bolsonaro (PSL) retomou temas já abordados em outras transmissões e promoveu as redes sociais de seu secretário de Aquicultura, Jorge Seif, a pedido dele, em sua “live” semanal. A reforma da Previdência, principal projeto do governo no Congresso, ficou por último na transmissão de cerca de 40 minutos.
Seif, que acompanhava a transmissão fora do vídeo, foi convidado a falar sobre o projeto de aumentar a produção de peixes de água doce no país. Ele ocupou a cadeira em que estava o general Otávio Rêgo Barros, porta-voz do Planalto, para falar sobre os planos, que já tinham sido abordados pelo presidente em pelo menos outras duas lives. “Não podemos dizer que esse país passa fome”, comentou Bolsonaro, após Seif afirmar que a produção nacional de pescados dobraria com o projeto.
Pouco após chegar do Rio de Janeiro, onde foi a um almoço com pastores e ouviu a pregação de um líder religioso norte-americano, que falou, segundo o próprio presidente, majoritariamente sobre Israel. Na noite anterior, Bolsonaro foi a um jantar com embaixadores de países árabes e o representante da Autoridade Palestina recomendou que o Brasil “ficasse longe” do conflito. “Essa disputa não é de vocês”.
O presidente também comentou a participação na abertura da Marcha dos Prefeitos e que o líder do governo na Câmara dos Deputados, Major Vitor Hugo (PSL-GO), ao seu lado na transmissão, conseguiu com a Advocacia Geral da União alterar o entendimento sobre as emendas parlamentares, com objetivo de “destravar” os recursos e que eles beneficiariam os municípios endividados.
Jantar e Jerusalém
Além de comentar a pregação sobre Israel, Bolsonaro falou brevemente sobre o jantar do qual participou na noite dessa quarta. O presidente disse ter conversado com muitos dos embaixadores que estiveram no evento e que, no Brasil, “todo mundo vive muito bem”. “Não existe essa história que eu sou contra países por causa de religião”, disse.
O jantar foi organizado para desanuviar o clima com países árabes após a visita a Israel e os acenos de uma possível transferência da embaixada de Tel Aviv para Jerusalém.
Previdência
A live quase foi encerrada antes de Seif entrar no vídeo. Após o convite de Bolsonaro para que o secretário discorresse sobre os planos para os pescados, o presidente e Vitor Hugo trocaram um comentário em voz baixa. Quando Seif encerrou sua parte, o deputado falou sobre o relatório favorável ao texto na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara, apresentado nesta semana.
Bolsonaro emendou com um comentário. “Somente com a nova Previdência você, aposentado, vai continuar recebendo sua aposentadoria até o fim da sua vida”, disse, acrescentando que quem está no mercado de trabalho também poderá receber o benefício se o texto for aprovado.