metropoles.com

“Não moverei 1 milímetro para atrapalhar a CPI”, diz Pacheco

Em entrevista à Folha de S. Paulo, presidente do Senado negou que trabalhará para travar CPI da Covid e criticou “negacionismo” de Bolsonaro

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
Rodrigo Pacheco, Bolsonaro e Arthur Lira
1 de 1 Rodrigo Pacheco, Bolsonaro e Arthur Lira - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

O presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), afirmou que o presidente da República Jair Bolsonaro (sem partido) “não contribui” com sua ideologia negacionista no enfrentamento da pandemia do novo coronavírus. A fala ocorreu em entrevista dada pelo senador à Folha de S. Paulo.

Nas palavras de Pacheco, Bolsonaro, ao pregar “qualquer tipo de negacionismo”, deve ser criticado. “Quando ele [Bolsonaro] prega qualquer tipo de negacionismo, eu vou criticar o negacionismo e consequentemente estou criticando a fala dele”, explicou.

Ao jornal, o presidente do Congresso Nacional também negou a possibilidade de tentar “travar” o andamento da Comissão de Inquérito Parlamentar (CPI) que apura supostas irregularidades cometidas pelo governo federal no combate da crise sanitária.

“Não vou trabalhar um milímetro para mitigar a CPI. Vou permitir todas as condições para que [a CPI] funcione bem e chegue às conclusões necessárias. Aliás, é muito importante que ela cumpra sua finalidade na apuração das responsabilidades”, disse o senador.

No entendimento do parlamentar, a abertura da CPI é um “direito da minoria”, mas defendeu que essa não é a melhor solução, neste momento.

“Não me parece que a CPI se proponha a buscar soluções para o número de mortos, para a ausência de leitos, para a ausência de oxigênio, para a falta de insumos e medicação”, criticou.

Pacheco ainda negou que o apoio manifestado do Planalto à sua candidatura para presidência da Casa tenha criado uma proximidade entre ele e o governo federal. “Também fui apoiado pela oposição. Meu compromisso é com o Senado”, resumiu.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?