“Não comprei nenhum comprimido de hidroxicloroquina”, afirma Pazuello
O medicamento é usado no tratamento de malária, lúpus e artrite reumatoide e não tem eficácia comprovada contra a Covid-19
atualizado
Compartilhar notícia
O ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello afirmou, nesta quinta-feira (20/5), que não comprou “nenhum comprimido de hidroxocloroquina” à CPI da Covid, ao ser questionado pelo senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE) se o Ministério da Saúde ou outro órgão fez busca ativa pelo medicamento.
“Eu não comprei nenhum comprimido de hidroxocloroquina”, afirmou Pazuello à CPI da Covid.
O medicamento é usado no tratamento de malária, lúpus e artrite reumatoide, mas não possui eficácia comprovada contra a Covid-19. No início deste ano, a pasta tinha estoque de 1,5 milhão de comprimidos de hidroxicloroquina com a finalidade de tratar o novo coronavírus.
No ápice da crise do oxigênio em Manaus, em janeiro deste ano, o Ministério da Saúde levou ao estado do Amazonas mais hidroxicloroquina do que medicamentos que compõem o chamado kit intubação.
Vieira lembrou que Pazuello se manifestou, em live, contrário às medidas de isolamento e questionou o ex-ministro se essa era a posição dele. “As medidas de isolamento não são, também como outros medicamentos e ações, cientificamente comprovadas. Elas podem funcionar para uns e não para outros”, afirmou.
Pazuello é o oitavo depoente do colegiado. Antes deles, os senadores ouviram os ex-ministros Luiz Henrique Mandetta e Nelson Teich e atual chefe da Saúde, Marcelo Queiroga.
O ex-chanceler Ernesto Araújo, o gerente-geral da Pfizer para a América Latina, Carlos Murillo, o ex-secretário de Comunicação da Presidência Fabio Wajngarten e o presidente da Anvisa, Antonio Barra Torres também prestaram depoimento.
A CPI da Covid-19 tem o objetivo de investigar as ações e omissões do governo federal no enfrentamento à pandemia e, em especial, no agravamento da crise sanitária no Amazonas com a ausência de oxigênio, além de apurar possíveis irregularidades em repasses federais a estados e municípios.