Nabhan Garcia exalta governo Médici ao falar da criação do Incra
O período comandado pelo general é considerado um dos mais sangrentos da ditadura militar no Brasil
atualizado
Compartilhar notícia
Ao gravar um vídeo exaltando os 50 anos de criação do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), o secretário especial de Assuntos Fundiários do Ministério da Agricultura, Nabhan Garcia, elogiou o ex-presidente Emílio Garrastazu Médici, que comandou o país no período mais duro da ditadura militar, entre 1969 e 1974.
“Saudoso presidente Emílio Garrastazu Médici”, iniciou Nabhan Garcia. “Criou o Incra com que objetivo, promover a colonização e reforma agrária no Brasil, sem ideologia política, sem militância política e isso que esse Incra de hoje, na gestão do presidente Geraldo Melo, com a ordem expressa do presidente Bolsonaro”, comparou no vídeo divulgado pela página do Incra nas redes sociais.
O Secretário Especial de Assuntos Fundiários do Ministério da Agricultura, Nabhan Garcia, fala sobre os 50 anos do Incra. pic.twitter.com/BULlUDTyV7
— Incra Ascom (@Incra_oficial) July 9, 2020
Segundo o secretário, a ordem do presidente é “fazer uma colonização agrária e uma reforma agrária dentro dos parâmetros legais, fazer justiça e promover segurança jurídica a todos aqueles que estão a trabalhar reproduzindo na terra”, destacou.
O governo Médici foi marcado pelo chamado “milagre econômico”, mas, principalmente, pelo auge da violência empregada contra os opositores do regime militar, apoiada pelo Ano Institucional nº5 (AI-5).
Censura, prisões, torturas e assassinatos se avolumaram contra opositores – tanto nas áreas urbanas, como no campo. Além do aparelho repressivo do próprio Estado, órgãos clandestinos como a Operação Bandeirantes (Oban) e o Comando de Caça aos Comunistas (CCC) davam apoio a essas ações.