metropoles.com

Na véspera da eleição, Bolsonaro autoriza nomeação de aprovados na PF

Segundo o governo, a medida foi tomada em razão do período eleitoral e para garantir segurança durante a posse presidencial em 1º de janeiro

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
Policia Federal
1 de 1 Policia Federal - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

Dois dias antes do primeiro turno das eleições, o presidente e candidato à reeleição, Jair Bolsonaro (PL), autorizou novas nomeações de até 561 aprovados no concurso da Polícia Federal (PF). A medida foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta sexta-feira (30/9).

De acordo com a Lei Eleitoral, o presidente em exercício não pode fazer nomeações “nos três meses que o antecedem a eleição e até a posse dos eleitos”. Contudo, o governo poderou que “há exceções” e que a medida é necessária para o “funcionamento inadiável de serviços públicos”.

“O decreto autoriza a nomeação dos candidatos aprovados cujo curso de formação encerrou em 2 de setembro de 2022. O número exato de candidatos a serem nomeados com base no ato depende ainda de vários fatores (desistências, candidatos sub judice, etc), mas pode chegar a 561, entre delegados, agentes e escrivães”, diz o texto.

Eleição, posse e período de férias férias

De acordo com o Ministério da Justiça e Segurança Pública, as nomeações serão feitas levando em consideração o período eleitoral. O governo ainda cita a necessidade de garantir segurança durante a posse presidencial, em 1º de janeiro, e o monitoramento de entrada e saída de cidadãos durante o período de férias.

“Devido às demandas do período eleitoral, às demandas decorrentes da presença de autoridades estrangeiras na posse [presidencial] em 1º de janeiro, às demandas de controle de ingresso e saída do país no final do ano e período de férias, além de outras questões, a não nomeação imediata comprometeria o funcionamento inadiável da Polícia Federal”, explica o comunicado.

O Metrópoles questionou a Secretaria-Geral da Presidência da República e o Ministério da Justiça e Segurança Pública acerca das despesas com a medida, mas até a última atualização desta reportagem não obteve resposta. O espaço segue aberto.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?