Na marra, Bolsonaro nomeia reitor eleito que havia sido preterido pelo MEC
Justiça Federal mandou presidente empossar nome escolhido pelo Instituto Federal do Rio Grande do Norte. Ato saiu em edição extra do DOU
atualizado
Compartilhar notícia
O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) nomeou José Arnóbio de Araújo Filho, professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), para assumir o cargo de reitor do instituto. O ato foi publicado em edição extra do Diário Oficial da União (DOU) nesta quarta-feira (06/05).
A nomeação ocorreu após a 4ª Vara da Justiça Federal do Rio Grande do Norte, por meio da juíza Gisele Leite, determinar que Araújo Filho, eleito para o cargo de reitor do IFRN, fosse oficializado no cargo até as 16h desta quarta.
Na decisão, a magistrada ainda pediu o afastamento imediato do reitor pro tempore da instituição, José de Oliveira Moreira. Mesmo sem ter participado das eleições para o cargo de reitor, ele foi nomeado pelo Ministério da Educação em 17 de abril.
Em 1º de maio, a juíza Gisele Leite já havia suspendido nomeação de José Moreira. O MEC chegou a recorrer da decisão, mas a magistrada reiterou sua decisão inicial.