metropoles.com

MPF denuncia presidente da OAB por calúnia contra Moro

Comentando a operação que prendeu hackers, Felipe Santa Cruz afirmou que ministro agia como “chefe de quadrilha”

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
YouTube/Reprodução
Felipe santa cruz novo presidente oab nacional
1 de 1 Felipe santa cruz novo presidente oab nacional - Foto: YouTube/Reprodução

O Ministério Público Federal (MPF) no Distrito Federal ofereceu uma denúncia na última quarta-feira (18/12/2019) contra o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Felipe Santa Cruz, por calúnia contra o ministro da Justiça e da Segurança Pública, Sergio Moro. Comentando a Operação Spoofing, que investiga invasões de hackers a celulares de autoridades, Santa Cruz afirmou que o ex-juiz agia como “chefe de quadrilha“.

“Moro usa o cargo, aniquila a independência da Polícia Federal e ainda banca o chefe da quadrilha ao dizer que sabe das conversas de autoridades que não são investigadas”, declarou o presidente da OAB.

A denúncia pede que Santa Cruz seja afastado do Conselho Federal da Ordem e, caso seja condenado, cumpra pena de seis meses a dois anos de detenção além de pagar multa.

O MPF também critica o pedido do presidente da OAB para ingressar na operação como assistente. Segundo o MPF, o pedido não tem amparo legal e mostraria uma tentativa de Santa Cruz de interferir nas investigações. “O atual presidente utiliza o manto de uma das principais instituições do Estado Democrático Brasileiro para agir como militante político.”

PGR
Após a declaração, Moro também recorreu à PGR para que eles denunciassem Santa Cruz por calúnia. Felipe fez o comentário quando o presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), João Otávio de Noronha, contou que o ministro o avisou que ele seria uma das vítimas do hackeamento e que, para “preservar a privacidade” dos atingidos, as mensagens seriam ‘hackeadas'”.

Em nota, após a polêmica, o presidente da OAB negou ter motivação de “ofender a honra” do ministro. “De todo modo, (…) mantenho, no mérito, minha crítica de que o ministro da Justiça não pode determinar destruição de provas e que deveria, para o bom andamento das investigações, se afastar do cargo, como recomendou o Conselho Federal da OAB”, escreveu.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?