metropoles.com

MPF alerta Saúde para falta de oxigênio e “kit intubação” em estados

Rio Grande do Norte, Piauí, Pará e Montes Claros, em Minas Gerais são as localidades apontadas como prioritárias pelo órgão

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Vinícius Schmidt/Metrópoles
Kit intubação - Pacientes com COVID-19 precisam esperar por vagas de UTI no Hosp
1 de 1 Kit intubação - Pacientes com COVID-19 precisam esperar por vagas de UTI no Hosp - Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles

O Gabinete Integrado de Acompanhamento da Epidemia de Covid-19 (Giac), criado no âmbito do Ministério Público Federal (MPF), alertou o governo federal, nesta sexta-feira (26/3),  para a possibilidade de desabastecimento de oxigênio e de remédios do chamado “kit intubação” nos estados do Rio Grande do Norte, Piauí e Pará, além do município de Montes Claros, no norte de Minas Gerais.

Os ofícios foram enviados ao ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, e pedem a adoção de providências urgentes para essas localidades.

Na semana passada, o Giac enviou à pasta alertas similares requerendo medidas para evitar o colapso iminente do sistema de saúde por falta de oxigênio em Rondônia, Acre, Amapá e Mato Grosso.

No caso do Rio Grande do Norte, a documentação apresentada mostra que há falta de remédios do kit intubação e oxigênio medicinal.

De acordo com o órgão, a rede municipal de Natal, que atualmente registra 89 pacientes intubados, está com os estoques de remédios do kit intubação zerados.

Os medicamentos são enviados a cada 24 horas pela Secretaria de Saúde do estado, em caráter emergencial, mas não se sabe até quando os estoques vão durar, tendo em vista a alta exponencial dos casos de Covid-19.

Sinal de alerta

Sobre oxigênio medicinal, levantamento realizado no dia 18 de março mostra que 70 municípios do Rio Grande do Norte já receberam sinal de alerta de fornecedores sobre a possível dificuldade em abastecimento e 13 sinalizaram que o estoque é insuficiente para a demanda.

No caso do Piauí, o governo estadual relatou taxa de ocupação de 100% nos leitos de UTI destinados ao tratamento de Covid-19 em Teresina e pediu o envio, em caráter emergencial, de 500 cilindros com capacidade de 10 m³, 250 reguladores de pressão para cilindros e 250 copos umidificadores, para evitar o desabastecimento do insumo.

No caso do Pará, documentação elaborada pelo Hospital D. Luiz I, da Sociedade Portuguesa Beneficente do Estado, mostra que é iminente a falta de medicamentos necessários para a intubação de pacientes.

Aumento abrupto

Em Montes Claros, houve um aumento abrupto nos casos de Covid-19, o que vem gerando falta de medicamentos do kit intubação e dificuldades para manter o suporte respiratório artificial dos pacientes.

A rede hospitalar do município é referência para o tratamento dos pacientes graves acometidos pela Covid-19 em toda a macrorregião norte de Minas Gerais, responsável pelo atendimento de população superior a 1,6 milhão de habitantes.

O ofício pede providências imediatas para garantir à rede municipal o fornecimento de 18 remédios do kit intubação.

7 imagens
Enterro de vítimas da Covid-19 em cemitério de Goiânia
Movimento intenso na entrada de cemitério na capital goiana
Cilindros de oxigênio
Sem respiradores suficientes, paciente é envolto em um saco plastico
1 de 7

Estado de Goiás já registrou 22 mil mortes ocasionadas pela Covid-19

Vinícius Schmidt/Metrópoles
2 de 7

Enterro de vítimas da Covid-19 em cemitério de Goiânia

Vinícius Schmidt/Metrópoles
3 de 7

Movimento intenso na entrada de cemitério na capital goiana

Vinícius Schmidt/Metrópoles
4 de 7

5 de 7

Cilindros de oxigênio

Rodrigo Santos/Secom
6 de 7

Sem respiradores suficientes, paciente é envolto em um saco plastico

Reprodução/Twitter
7 de 7

O sistema de saúde de Manaus está passando por um momento crítico

Hugo Barreto/Metrópoles

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?