metropoles.com

MP 927: Alcolumbre defende “garantir direitos dos trabalhadores”

Presidente do Senado pediu que Executivo apresente “soluções que garantam o funcionamento das empresas e a manutenção dos empregos”

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles

O presidente do Senado Federal, Davi Alcolumbre (DEM-AP), afirmou, nesta segunda-feira (23/03), que o governo federal precisa “analisar com cuidado” a Medida Provisória (MP) nº 927/2020, que permitia a suspensão de contratos de trabalho por causa do novo coronavírus. Em nota assinada em conjunto com o presidente em exercício do Senado, Antonio Anastasia (PSD-MG), ele defende que o Executivo apresente “soluções que garantam o funcionamento das empresas e a manutenção dos empregos”.

“O Congresso Nacional e o Executivo, em todos os seus níveis, precisam trabalhar em harmonia para apresentar as melhores soluções. É preciso manter o funcionamento das empresas e a economia do país. Mas, ao mesmo tempo, temos que garantir os direitos dos trabalhadores, especialmente nesse momento difícil de incertezas”, escreveram.

A principal polêmica da MP, publicada no domingo (22/03), trata de artigo que permitia a suspensão do contrato de trabalho por até quatro meses – nesse período, o trabalhador faria “curso ou programa de qualificação profissional não presencial”, recebendo, se o empregador quisesse, “ajuda compensatória mensal, sem natureza salarial”.

Após intensa reação negativa, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) recuou e anunciou, em suas redes sociais, que determinara a revogação do artigo em questão. No lugar dele, deve ser inserido um dispositivo autorizando a redução da jornada de trabalho pela metade, com proporcional corte de salários – e pagamento adicional pelo governo federal, ainda sem definição.

Além da polêmica medida, a MP traz regras para outras providências a serem tomadas para regular o trabalho em tempos de quarentena, como a instituição do teletrabalho, a antecipação de férias e bancos de hora.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?