Movimentos pedem impeachment de Guedes por falta de plano na pandemia
Grupo argumenta que o ministro da Economia deixou de prever gastos para o combate à Covid-19 no Orçamento de 2021
atualizado
Compartilhar notícia
Um grupo encabeçado pela Coalizão Direitos Valem Mais, a Plataforma Dhesca Brasil e a Coalizão Negra por Direitos, que reúne mais de 200 entidades da sociedade civil, protocolou, nesta quinta-feira (9/12), na Câmara dos Deputados, um pedido de impeachment do ministro da Economia, Paulo Guedes, por crimes de responsabilidades supostamente cometidos durante a pandemia da Covid-19.
As entidades argumentam que o ministro deixou de prever gastos para o enfrentamento à doença no Orçamento de 2021, e que ele suspendeu o pagamento do auxílio emergencial em outubro de 2020.
Segundo o grupo, Guedes teria transformado a política econômica em instrumento de disseminação do coronavírus, “tal como demandado pelas práticas criminosas do presidente Jair Bolsonaro (PL)”, e de fomento à pobreza e a desigualdade social.
“O ministro Paulo Guedes agiu deliberadamente para que não houvesse recurso no enfrentamento à pandemia de Covid-19 em 2021. Seja para perseguir uma pretensa tese de imunidade de rebanho, seja por acreditar que a pandemia acabaria repentinamente no país, os fatos mostram que o Ministro da economia agiu deliberada e ativamente para impedir que o Estado brasileiro tivesse condição de reagir, através de políticas públicas, aos desafios impostos pela pandemia”, diz a representação.
“Dificultar o acesso de brasileiras e brasileiros a uma renda mínima foi uma estratégia deliberada para impedir e desestimular as medidas de isolamento social, violando patentemente os direitos fundamentais e sociais previstos na Constituição”, acrescenta.
O grupo também destaca que Guedes está no centro de um escândalo envolvendo empressa em paraíso fiscal. A existência da offshore foi revelada em outubro pelo Pandora Papers, uma colaboração jornalística organizada pelo Consórcio Internacional de Jornalistas Investigativos (ICIJ, na sigla em inglês), do qual o Metrópoles faz parte. As investigações mostraram que Guedes pode ter lucrado R$ 14 milhões com a valorização do dólar apenas durante o seu período à frente da pasta.
Veja o pedido de impeachment de Paulo Guedes:
Petição por crime de responsabilidade de Paulo Guedes by Metropoles on Scribd
Tá bombando
-
-
-
-