Mourão sobre novo chefe do Meio Ambiente: “Vai melhorar pra todo mundo”
Vice-presidente fez sua primeira reunião com o novo ministro nesta sexta-feira (2/7)
atualizado
Compartilhar notícia
Na manhã desta sexta-feira (2/7), o novo ministro do Meio Ambiente, Joaquim Leite, foi até o Palácio do Planalto encontrar-se com o vice-presidente Hamilton Mourão (PRTB). O encontro estava previsto para a última sexta-feira do mês de junho, mas foi adiado para esta sexta-feira (2/7), a pedido de Joaquim, que disse que primeiro se informaria sobre a situação da pasta.
Mourão, que é presidente do Conselho Nacional da Amazônia Legal, já havia se manifestado sobre a chegada de Joaquim ao ministério, se mostrou, na ocasião, otimista. “Joaquim tem trabalhado com a gente ao longo desse período que eu estou no Conselho Nacional da Amazônia. Ele é o secretário da Amazônia e espero cooperação da parte dele”, disse Mourão na quinta-feira (24/6).
Apesar de o ministro ter optado não falar com a imprensa, Mourão disse que a conversa foi boa e tranquila. O general também disse que a conversa não foi no sentido de buscar uma mudança prática, mas de alinhar a coordenação das operações na Amazônia.
Mourão também reforçou que nunca teve problemas com o ex-ministro Ricardo Salles. “Nunca tive problema com o ministro Ricardo Salles” – ele não aparecia – “mas é uma situação que eu já enfrentava”. “O ministro Joaquim tem outra forma de agir, obviamente, cada um tem sua maneira de agir. Temos um relacionamento tranquilo, vai melhorar pra todo mundo”, disse o general.
Quem é Joaquim Leite
Após pressão por ter virado alvo de investigações de nível federal, Ricardo Salles, pediu demissão ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido), na tarde de quarta-feira (23/6). A exoneração foi publicada, no mesmo dia, em edição extra do Diário Oficial da União (DOU).
A mesma publicação trazia a nomeação de Joaquim Álvaro Pereira Leite como ministro, que ocupava a Secretaria da Amazônia e Serviços Ambientais do ministério.
De acordo com o currículo disponível no site do Ministério do Meio Ambiente, Leite é formado em administração de empresas pela Universidade de Marília (Unimar) e tem um MBA pelo Instituto de Ensino e Pesquisa (Insper).
Ele também já ocupou outros cargos diretivos na entidade, como o de secretário de Florestas e Desenvolvimento Sustentável no próprio Ministério do Meio Ambiente. Atuava em áreas como combate ao desmatamento ilegal e recuperação da vegetação nativa, entre outros.
De acordo com o seu currículo, Leite também já trabalhou na MRPL Consultoria LTDA; na empresa do ramo farmoquímico Neobrax; na Suplicy Cafés Especiais; na LOT Incorporações; e na Fazenda Alvorada, produtora de café.