metropoles.com

Mourão sobre metas da Cúpula do Clima: “Como vamos chegar lá?”

Vice-presidente já tinha dito achar “difícil” que o governo consiga cumprir a promessa de duplicação de verba para fiscalização

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hamilton Mourao e Bolsonaro no aniverario do Comando da Aeronautica – Foto Romerio Cunha VPR 2
1 de 1 Hamilton Mourao e Bolsonaro no aniverario do Comando da Aeronautica – Foto Romerio Cunha VPR 2 - Foto: null

O vice-presidente Hamilton Mourão (PRTB) voltou a questionar os meios que o Brasil usará para alcançar as metas apresentadas na Cúpula do Clima na quinta-feira (22/4). O general disse achar “difícil” a duplicação de recursos para ações de fiscalização ambiental.

“Não é que eu não considero factíveis [as metas], é que a gente tem de sentar e colocar isso. ‘Como é que eu vou chegar lá?’, ‘Tá bom, eu vou chegar a 2050 com emissão zero’. Quais são os objetivos intermediários a serem atingidos?”, questionou o militar.

Ao mesmo tempo, Mourão cobrou o detalhamento das metas dos países estrangeiros que participaram da cúpula.

“Da mesma forma que ontem (quinta-feira, 22/4) o representante do Departamento de Estado (dos EUA) disse que quer ver quais são os nossos planos para impedir o desmatamento na Amazônia. Essa turma do lado de lá também tem que apresentar qual é a sequência de objetivos intermediários que eles vão atingir para chegar no net-zero”, exigiu.

No discurso do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) na Cúpula do Clima, o mandatário reafirmou o compromisso no sentido de acabar com o desmatamento ilegal até 2030 e reduzir pela metade as emissões de gases poluentes. A cúpula foi convocada pelo líder norte-americano, Joe Biden, e conta com a presença de 40 chefes de Estado.

Além disso, na ocasião, o Bolsonaro falou em duplicação de recursos para fiscalização, mas, em seguida, o ministro do Meio Ambiente disse que ainda não há definição de números, para que haja a duplicação.

“Não é questão de dobrar, mas de usar os meios que a gente tem de uma forma mais econômica, ou seja, colocando a maioria dos meios onde a gente sabe que tá o problema. Ok, vai acontecer um desmatamento pequeno lá no Acre, mas esse, por enquanto, a gente pode relevar para poder impedir, primeiro, onde está acontecendo com grande velocidade”, finalizou o vice-presidente da República.

Todos os direitos reservados

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?