metropoles.com

Mourão sobre “enquadrar a Anvisa”: agências reguladoras têm independência

Ricardo Barros, líder do governo na Câmara, afirmou ao Estadão que seria necessário “enquadrar” a diretoria da Anvisa para aprovar vacinas

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Romério Cunha/VPR
Hamilton Mourão
1 de 1 Hamilton Mourão - Foto: Romério Cunha/VPR

O vice-presidente Hamilton Mourão (PRTB) disse, na manhã de quinta-feira (4/2), que a declaração do líder do governo na Câmara, Ricardo Barros, é mero desabafo, porque não há poder para isso. O deputado afirmou que seria necessário “enquadrar a diretoria da Anvisa”, em entrevista ao Estadão.

“Só ouvi a fala e acho que não há poder para isso. As agências reguladoras foram criadas exatamente para ter independência. E seus dirigentes têm mandatos. Então, eu acho que foi mais um desabafo do que qualquer coisa”, justificou o general.

Na quinta-feira (4/2), em entrevista ao Estadão, o líder do governo na Câmara, deputado e ex-ministro da Saúde Ricardo Barros (Progressistas-PR) declarou que irá pressionar politicamente e enquadrar a diretoria da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), para eliminar exigências e agilizar a aprovação de vacinas contra a Covid-19.

“Eles tiraram a fase 3 e colocaram um monte de exigências. Eles não entenderam ainda. Estão fora da casinha, não sabem que estamos numa pandemia, que precisamos de coisas urgentes, que precisamos facilitar a vida das pessoas. É só exigência. Não é possível que tenha 11 vacinas aprovadas em agências no mundo inteiro e nós só temos duas, e eles não estão nem aí com o problema”, alegou Barros.

Depois da fala, o presidente da Anvisa, Antônio Barra Torres, retrucou e o desafiou a “denunciar ou se retratar”.

“Que enquadramento é esse a que o deputado se refere? Ele está no dever de formalizar uma denúncia no canal competente ou se retratar. Acho que, para ele, não tem mais outra saída: ou ele denuncia ou se retrata”, reagiu Barra Torres, ao Estadão.

Respostas

Bolsonaro, por sua vez, repreendeu o líder durante agenda em Santa Catarina.

“Ninguém fala por mim diante de uma agência, seja qual for, e a agência de destaque no momento é a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a nossa Anvisa, que tem um histórico de trabalho muito bom ao longo de mais de uma década”, pontuou.

Ao Metrópoles, Barros disse: “Não preciso me retratar. O Congresso toma a sua decisão, estabelece as regras e a Anvisa as cumpre. Temos a prorrogativa de alterar as decisões da Anvisa. Podemos fazer isso por meio de medidas provisórias”.

Ricardo Barros ainda afirmou que o presidente da Anvisa “está enganado”. De acordo com o parlamentar: “Não há denúncia, estamos tomando medidas”.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?