Mourão sobre eleições nos EUA: “Aguardando terminar esse imbróglio”
Vice-presidente disse acreditar que Bolsonaro ainda não parabenizou Joe Biden pela vitória porque aguarda resultados da judicialização
atualizado
Compartilhar notícia
O vice-presidente Hamilton Mourão (PRTB) disse acreditar que o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) aguarda a definição da Justiça nos estados onde a eleição americana foi judicializada para se manifestar sobre o resultado do pleito e cumprimentar o vencedor. Bolsonaro é um dos poucos chefes de Estado que ainda não parabenizou Joe Biden pela vitória nas eleições.
Biden foi declarado vencedor no último sábado (7/11), após uma série de reviravoltas e resultados apertados em vários estados, apesar de ter obtido 4,5 milhões de votos a mais do que o adversário, Donald Trump. Pelo sistema de colégios eleitorais americanos, um candidato precisa de 270 delegados para ser eleito; Biden obteve 290 e Trump, 214.
“Eu aguardo o posicionamento do presidente da República. Até o presente momento… a forma como se desenrolam as coisas nos Estados Unidos é diferente de como ocorre aqui no Brasil. Eles não têm tribunal eleitoral, essas coisas todas”, analisou Mourão.
“Então, eu julgo que o presidente está aguardando terminar esse imbróglio de discussão se tem voto falso, se não tem voto falso, para dar o posicionamento dele e é óbvio que o presidente, na hora certa, vai transmitir os cumprimentos do Brasil a quem for eleito”, disse o vice-presidente.