Mourão sobre discussões na CPI: “Não estamos no Parlamento britânico”
Para o vice-presidente, a Comissão Parlamentar de Inquérito está “muito desorganizada”
atualizado
Compartilhar notícia
Na chegada ao Palácio do Planalto, nesta sexta-feira (28/5), o vice-presidente Hamilton Mourão (PRTB) afirmou que a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid-19 está muito “desorganizada”.
Questionado sobre as discussões políticas que envolvem a comissão — criada para investigar as ações do governo no enfrentamento à Covid-19 —, o vice-presidente avaliou a condução dos trabalhos. “Pelo que eu estou vendo, fica muita discussão. Aquela história, nosso Parlamento funciona assim, não adianta querer achar que está no Parlamento britânico, que não está”, avaliou.
O general enfatizou que a CPI precisa se organizar com base em objetivos concretos, para chegar a um resultado e um relatório “decentes e honestos”.
“O objetivo da CPI qual é? Avaliar as ações do governo no combate à pandemia, não a ação do presidente, mas do governo. São 3 setores: saúde, ver o que foi feito pra minorar os efeitos da doença; economia, entender o que foi feito pra mitigar os efeitos do lockdown; e social, avaliar o auxílio às pessoas que estavam em situação de dificuldade”, explicou Mourão.
A CPI da Covid-19 tem o objetivo de investigar as ações e omissões do governo federal no enfrentamento à pandemia e, em especial, no agravamento da crise sanitária no Amazonas com a ausência de oxigênio, além de apurar possíveis irregularidades em repasses federais a estados e municípios.