Mourão sobre apreensão: “Pau canta no lombo dos infratores ambientais”
Vice-presidente, que está em Angola, comentou a apreensão de uma carga de madeira ilegal em Altamira, no Pará
atualizado
Compartilhar notícia
O vice-presidente Hamilton Mourão (PRTB) comemorou, de uma maneira inusitada, a apreensão de uma carga de madeira ilegal em um semirreboque, em Altamira, município no Pará. Em uma publicação no Twitter, o general disse que graças à atuação do Exército Brasileiro na Amazônia “o pau canta no lombo dos infratores ambientais”.
“Enquanto estou em Angola, a pedido do presidente Jair Bolsonaro, o pau canta no lombo de infratores ambientais. A bandidagem abandonou um semirreboque com madeira ilegal, em Altamira/PA, quando souberam do patrulhamento realizado pelo Exército Brasileiro. Seguimos na caça dos infratores”, disse o general, na publicação.
#OperaçãoSamaúma|Enquanto estou em 🇦🇴 a pedido do PR @jairbolsonaro, o pau canta no lombo dos infratores ambientais. A bandidagem abandonou um semirreboque com madeira ilegal, em Altamira/PA, quando souberam de patrulhamento realizado pelo EB. Seguimos na caça dos infratores pic.twitter.com/0NelvdP8y8
— General Hamilton Mourão (@GeneralMourao) July 16, 2021
“Os órgãos e entidades de proteção ambiental estão fazendo a autuação do ilícito e determinando o destino do material apreendido”, completou o vice-líder.
O general, que também preside o Conselho Nacional da Amazônia Legal (Cnal) está fora do país, representando o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e o Brasil na Cúpula da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, em Luanda.
Resultados parciais
A ação mencionada pelo vice-presidente é a Operação Samaúma, que autoriza o emprego das Forças Armadas em terras indígenas, unidades federais de conservação ambiental e demais áreas sob propriedade ou posse da união em municípios de Mato Grosso, Amazonas, Pará e de Rondônia.
As Forças Armadas atuam na região no período de 28 de junho a 31 de agosto de 2021.
Segundo balanço parcial com base em dados obtidos até 15 de julho de 2021, foram aplicadas três multas, que somam R$ 725.000,00, além de uma prisão. Um semirreboque carregado com toras de madeira foi encontrado durante a realização do patrulhamento ostensivo de tropas do Exército.
Foram 700m³ de madeira apreendidas, 60 litros de óleo lubrificante, quatro espingardas, dois tratores, um caminhão prancha e uma retroescavadeira.