metropoles.com

Mourão minimiza fala de Guedes sobre China: “Foi em petit comité”

Depois de afirmar, na terça-feira, que os chineses “inventaram o vírus”, ministro se desculpou e disse: “Somos muito gratos à China”

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hamilton Mourao na Cerimônia de entrega do Espadin AMAN Foto Bruno Batista VPR
Hamilton Mourao na Cerimônia de entrega do Espadin AMAN Foto Bruno Batista VPR
1 de 1 Hamilton Mourao na Cerimônia de entrega do Espadin AMAN Foto Bruno Batista VPR - Foto: Hamilton Mourao na Cerimônia de entrega do Espadin AMAN Foto Bruno Batista VPR

O vice-presidente Hamilton Mourão (PRTB) afirmou, na manhã desta quarta-feira (28/4), que “não vê nada demais” na declaração do ministro da Economia, Paulo Guedes, em reunião do Conselho de Saúde Complementar, de que os chineses “inventaram o vírus”, em referência ao novo coronavírus. Guedes pontuou ainda que a vacina criada pela China é menos eficaz do que a produzida pelos Estados Unidos.

“O ministro estava fazendo uma comparação entre China e Estados Unidos. São comparações que geralmente são feitas em ‘petit comité’ e que, infelizmente, foi gravado. É algo que não tem nada demais nisso aí”, apontou o general.

Exatamente por ser em petit comité, ou seja, em reunião que não era para ter conhecimento público, Mourão chamou a atenção para o “cuidado com as palavras”.

“É a velha história: a gente tem de ter cuidado com as palavras, apenas isso. O importante são os atos”, disse o vice-presidente sobre a fala de Guedes.

No contexto em que a frase foi dita, Guedes defendia o aumento da participação da iniciativa privada no atendimento hospitalar de pessoas de baixa renda. “Nós, do governo, não teremos capacidade de cuidar da saúde do povo”, complementou.

O ministro não sabia que a reunião estava sendo transmitida ao vivo pelas mídias sociais. Após ter sido informado, ainda comentou: “Não mandem para o ar”, mas era tarde demais. A declaração ocorreu no dia em que o Senado instalou Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar a conduta do governo federal na pandemia de Covid-19.

Desculpas

Posteriormente, o ministro tentou justificar a declaração e enaltecer a China, ao frisar que tomou a segunda dose da Coronavac no último domingo (25/4). “Somos muito gratos à China. Tomei a Coronavac, aliás, tomei neste domingo a segunda dose”, disse.

A Coronavac é produzida no Brasil pela Sinovac Biotech, em parceria com o Instituto Butantan. Com 50% de efetividade na prevenção contra a Covid-19 e variantes, atualmente é a vacina mais aplicada no Brasil. Além da Coronavac, o país conta, por enquanto, com apenas mais um imunizante: AstraZeneca/Oxford.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?