metropoles.com

Mourão minimiza fala de Bolsonaro sobre queimadas na Amazônia

Durante discurso no Invest In Brazil Forum, em Dubai, Bolsonaro disse que a Amazônia é “úmida” e “não pega fogo”

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Bruno Batista/ VPR
Mourão na Amazônia
1 de 1 Mourão na Amazônia - Foto: Bruno Batista/ VPR

O vice-presidente Hamilton Mourão (PRTB) minimizou, na manhã desta terça-feira (16/11), a declaração do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) sobre as queimadas na Amazônia. O general, que também preside o Conselho Nacional da Amazônia Legal, afirmou que o chefe do Executivo quis dizer que o bioma “não queima espontaneamente”.

“O que o presidente sempre coloca é que a selva não queima espontaneamente. É isso que ele coloca, dessa forma. Quando é que queima? Quando o camarada desmata e depois ele taca com a fogo para poder limpar o campo. É aí é que acontece a queimada, tá bom?”, argumentou Mourão na chegada ao Palácio do Planalto.

Diante de empresários e autoridades árabes, durante discurso no Invest In Brazil Forum, realizado em Dubai, Bolsonaro disse que a Amazônia é “úmida” e “não pega fogo”.

“Nós queremos que os senhores conheçam o Brasil de fato. Uma viagem, um passeio pela Amazônia. É algo fantástico. Até para que os senhores vejam que, a nossa Amazônia, por ser uma floresta úmida, não pega fogo. Que os senhores vejam, realmente, o que ela tem. Com toda certeza uma viagem inesquecível”, declarou o presidente, na ocasião.

Críticas à política ambiental

Desde 2019, o governo do presidente Bolsonaro é alvo de críticas pela forma como tem conduzido a questão do desmatamento na Amazônia. De acordo com números divulgados pelo Instituto de Pesquisas Espaciais (Inpe), a Amazônia Legal teve uma área de 877 km² sob alerta de desmatamento, uma alta de 5% em relação a 2020 e recorde para o mês de outubro na série histórica.

Dados do Sistema de Estimativas de Emissões de Gases de Efeito Estufa, do Observatório do Clima, mostram que o Brasil tem aumentado o total de gás carbônico emitido para a atmosfera, apesar de ter firmado um acordo de redução há mais de 10 anos.

Segundo o Observatório do Clima, a quantidade de gás carbônico emitida pelo Brasil em 2020 foi a maior desde 2016. Desde 2010, o país elevou em 23% o valor de gases de efeito estufa.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?