Mourão: governo falhou ao não fazer campanha por máscara e isolamento
“Acho que isso foi uma falha nossa aqui do governo que a gente podia ter trabalhado melhor”, disse o vice-presidente
atualizado
Compartilhar notícia
O vice-presidente Hamilton Mourão (PRTB) afirmou nesta segunda-feira (15/3) que o governo federal falhou em não adotar, desde o início da pandemia do coronavírus, campanha de conscientização a favor do uso de máscaras e isolamento social.
“Eu julgo que nós deveríamos ter, desde o começo, tido uma campanha em nível federal – uma vez que as medidas locais pertencem aos gestores e isso é inconteste –, uma campanha séria de conscientização da população. Não é uma questão de lockdown ou não lockdown, mas uma questão das pessoas entenderem que elas têm que se resguardar o máximo possível, evitando, vamos dizer, aglomerações com gente que desconhecem”, afirmou em entrevista ao canal MyNews.
Segundo Mourão, o governo deveria ter falado sobre isso “o tempo todo” e defendeu o uso de máscaras e álcool em gel, além da constante higienização das mãos.
“Acho que isso foi uma falha nossa aqui do governo que a gente podia ter trabalhado melhor”, disse.
O vice-presidente colocou a culpa da falha na comunicação do governo. Recentemente, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) exonerou Fabio Wajngarten e nomeou o almirante Flavio Rocha para comandar a Secretaria de Comunicação do governo.
“Essa questão da comunicação social, desde o começo do governo, tem sido claudicante. Essa é uma realidade, o governo tem inúmeros fatos extremamente positivos, que ele é incapaz de conseguir comunicar de forma organizada para a sociedade”, declarou Mourão.
As declarações do vice ocorrem ao mesmo tempo em que o Brasil vive o pior momento da pandemia, se aproximando de 280 mil mortes.
As falas vão na contramão do que defende o presidente Bolsonaro que, desde o início da pandemia, critica governadores por medidas a favor do isolamento social, dá declarações que colocam em dúvida a eficácia de vacinas contra a Covid-19 e até mesmo, contra o uso de máscaras.