metropoles.com

Mourão diz que reprovação do governo é “normal” e pode ser revertida

Vice afirmou que momento e questão psicológica relacionada ao lockdown influenciaram na avaliação, mas vacinação e auxílio podem reverter

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Isac Nóbrega/PR
Cerimônia de posse do Ministro de Estado da Cidadania e do Ministro de Estado Chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República; e sanção da Lei da Autonomia do Banco Central. Foto: Flickr Palácio do Planalto/Isac Nóbrega/PR
1 de 1 Cerimônia de posse do Ministro de Estado da Cidadania e do Ministro de Estado Chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República; e sanção da Lei da Autonomia do Banco Central. Foto: Flickr Palácio do Planalto/Isac Nóbrega/PR - Foto: Isac Nóbrega/PR

O vice-presidente Hamilton Mourão (PRTB) avaliou, nesta quinta-feira (18/3), que a reprovação do governo do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) é “normal”, levando em conta o momento pelo qual o país passa e a questão psicológica ocasionada pelo “abre e fecha” das atividades comerciais.

Segundo o general, a desaprovação pode ser revertida, à medida que o Brasil avançar na vacinação e conforme ocorrer a liberação de novas parcelas do auxílio emergencial.

“Isso é normal, nós estamos vivendo um momento difícil, a população sem poder trabalhar, dificuldades para a pessoa viver, especificamente, a questão psicológica pelo abre e fecha das atividades. Eu acho que isso reflete na popularidade do governo, mas pode ser revertido à medida que a gente avançar na vacinação, à medida que tiver agora esse auxílio emergencial. Então, pode ser revertido tudo isso”, pontuou.

O Brasil vive atualmente o pior momento na pandemia de Covid-19. Pesquisa Datafolha realizada esta semana mostrou que o recrudescimento da crise sanitária impactou a avaliação do presidente e da gestão na saúde. O desempenho de Bolsonaro, diante da Covid-19, é visto como ruim ou péssimo por 54% dos entrevistados; outros 43% o culpam pelo estágio atual do surto epidêmico.

“Tudo é uma questão de momento. Vamos lembrar que, na eleição anterior, o presidente perdia no segundo turno até para o Pato Donald, se ele aparecesse para competir”, completou Mourão sobre as pesquisas.

3 imagens
Mourão participa de evento ao lado de Bolsonaro
Presidente Jair Bolsonaro e o vice, Hamilton Mourão
1 de 3

Vice-presidente Hamilton Mourão

(Resende - RJ, 05/12/2020) Cerimônia de entrega de Espada e Declaração de Aspirantes da Turma “150 anos da Campanha da Tríplice Aliança”. Foto: Marcos Corrêa/PR
2 de 3

Mourão participa de evento ao lado de Bolsonaro

Marcos Corrêa/PR
3 de 3

Presidente Jair Bolsonaro e o vice, Hamilton Mourão

Marcos Corrêa/PR
Auxílio emergencial

Questionado se o auxílio tem data para ser formalmente anunciado, o vice-presidente disse não ter informações, porque “esse assunto não passa por mim”.

O retorno do auxílio emergencial é uma das apostas do governo federal para reverter a má avaliação. Espera-se que o mandatário do país entregue pessoalmente ao Congresso a medida provisória que detalha o pagamento do benefício, em sinal de apreço a parlamentares.

A MP vai limitar o subsídio a uma pessoa por família, segundo comunicado do Ministério da Cidadania. Terão direito a auxílio de R$ 250 as famílias compostas por mais de um indivíduo e aquelas que não são chefiadas por mulheres sozinhas. Já nos casos de grupos familiares monoparentais providos por mulheres, será pago o valor de R$ 375.

O governo anunciou que os pagamentos das quatro parcelas do auxílio devem começar em abril.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?