Mourão diz que Judiciário é usado politicamente por “partidos que perderam”
Vice-presidente disse que “nem o Judiciário pode se envolver na política nem a política pode ser judicializada”
atualizado
Compartilhar notícia
O vice-presidente Hamilton Mourão (PRTB) criticou o que considera a “judicialização da política”. Em entrevista ao jornal Diário de Pernambuco nesta quarta-feira (29/7), o vice afirmou que o Judiciário vem sendo utilizado por partidos que “perderam as eleições ou não conseguiram êxitos em suas votações dentro do Congresso”.
Na entrevista, Mourão também avaliou que o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) chegará “extremamente competitivo” à disputa pela reeleição em 2022. O vice defendeu, ainda, que o ideal era que o atual governo tivesse dois mandatos.
“O que existe hoje é uma certa judicialização da política. Na minha visão, o Judiciário vem sendo utilizado por partidos políticos que perderam eleições ou não conseguiram êxitos em suas votações dentro do Congresso e, a partir dali, judicializam, e o Judiciário passa a atuar até como uma linha auxiliar da política”, reforçou.
Governo Bolsonaro
Mourão também comentou a polarização política que dominou o cenário eleitoral entre 1994 e 2014, quando Fernando Henrique Cardoso foi eleito para o primeiro mandato pelo PSDB até a última eleição de Dilma Rousseff.
“A questão das duas grandes forças política [PT e PSDB] tiveram um bom desempenho, mas a partir do momento que buscaram se enveredar unicamente por um projeto de poder, usando de forma fraudulenta os recursos públicos, gerando uma espiral de corrupção, de incompetência e de má gestão… Tivemos esses governos de centro-esquerda por 24 anos e agora temos um governo de centro-direita”, opinou.