Mourão descarta Lula, mas diz que existe gente com capacidade no PT
Em entrevista à Rádio Tupi, o vice-presidente repetiu que petista é um político “analógico”
atualizado
Compartilhar notícia
O vice-presidente Hamilton Mourão (PRTB) afirmou, na manhã desta quarta-feira (17/3), durante entrevista à Rádio Tupi, que para um cenário eleitoral em 2022, considera o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) “analógico”. No entanto, Mourão acrescentou que dentro do Partido dos Trabalhadores, “existe gente capacitada”.
“Vejo que o Lula já ficou no passado, até pelo próprio discurso dele recentemente. A gente tem que ir pra frente. Precisamos de lideranças novas. Existe muita gente com capacidade, inclusive dentro do próprio partido do Lula”, disse Mourão.
Na semana passada, o militar já havia chamado Lula de “maniqueísta, político velho e analógico”.
O general reiterou a opinião sobre a idade do petista para concorrer a cargos políticos, afirmando que ele já contribuiu o suficiente com a vida política brasileira.
“Ele já é um homem próximo dos 80 anos. Nada contra isso aí, mas ele já teve a sua contribuição para a vida política do Brasil. Foi presidente por oito anos, deputado por quatro anos, foi presidente de honra e efetivo do Partido dos Trabalhadores não sei por quanto tempo. Ou seja, já passou. Ele é um político que está na era analógica ainda, precisamos de políticos da era digital”, completou.
Lula elegível
No começo de março, o ministro Edson Fachin, relator da Lava Jato no Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu anular todos os processos envolvendo o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no âmbito da força-tarefa em Curitiba. Na prática, essa medida torna o petista elegível, de acordo com a Lei da Ficha Limpa.
A decisão de Fachin permite que Lula seja candidato às eleições de 2022 e, consequentemente, possível concorrente do atual presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido).
Com a decisão, os processos serão analisados pela Justiça Federal do Distrito Federal, que decidirá se os atos realizados nos três processos podem ou não ser validados e reaproveitados.