metropoles.com

Mourão defende fundo eleitoral: “Partidos têm livre arbítrio”

Vice-presidente ponderou que partidos devem ter liberdade para decidir se destinam verba para ações solidárias

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
Hamilton Mourão
1 de 1 Hamilton Mourão - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

O vice-presidente Hamilton Mourão (PRTB) defendeu que o fundo eleitoral seja usado para financiar as eleições municipais para prefeito e vereador em 2020, e não destinada ao combate ao novo coronavírus, como vêm defendendo alguns parlamentares, incluindo o filho do presidente da República, Eduardo Bolsonaro (PSL).

Na semana passada, a Justiça determinou o bloqueio de verbas referentes ao fundo partidário e ao fundo eleitoral alegando que, dado o contexto de pandemia, usar esse dinheiro com partidos ou eleições seria “imoral”.

A declaração de Mourão foi dada durante entrevista ao jornal Estado de S. Paulo, nesta terça-feira (14/4). Antes, ele tinha defendido a atuação do ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, mas destacou que, na sua opinião, ele havia “cruzado a linha” ao bater de frente com o presidente Jair Bolsonaro em entrevista no domingo (13/05).

“Essa eleição vai ter que ocorrer neste ano, e óbvio que o recurso partidário, que faz parte da vida vegetativa dos partidos, precisa ser usado para financiar as eleições. Pode ser dado o livre arbítrio de cada partido colocar o recurso e doar cestas básicas, como a minha própria esposa está fazendo: distribuir kits para os mais vulneráveis. Os partidos poderiam partir para esta linha de ação”, ponderou Mourão.

Os presidentes da Câmara e do Senado também já se posicionaram contra à mudança de destinação do fundo eleitoral.

“Não podemos voltar a essa discussão neste momento, quando 250 vezes mais do que o orçamento destinado à democracia já foram aplicados por medidas do governo, do Congresso brasileiro. Então é só uma conta: 250 vezes [mais recursos] já foram liberados. Será que esses R$ 2 bilhões do financiamento da democracia, são eles que são fundamentais para o combate à pandemia, enquanto todos nós temos nos dedicado à defesa dos brasileiros?” questionou.

Rodrigo Maia, presidente da Câmara, chegou a afirmar que polêmica em torno do fundo vem sendo usada para enfraquecer o parlamento.

“O governo pode usar (os recursos), mas a democracia precisa ser financiada, só que neste momento poderia usar. Não usa porque tem uma narrativa contra o Congresso”, disse o deputado pelo Rio de Janeiro.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?