metropoles.com

Mourão critica reeleição de Alcolumbre e Maia: “A Constituição é clara”

Superior Tribunal Federal vota nesta sexta-feira (04/12), a possibilidade de retorno de Davi Alcolumbre, no Senado, e Rodrigo Maia na Câmara

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Foto: Reprodução
davi-alcolumbre-e-hamilton-mourão
1 de 1 davi-alcolumbre-e-hamilton-mourão - Foto: Foto: Reprodução

O vice-presidente Hamilton Mourão (PRTB) questionou nessa sexta-feira (04/12) a possibilidade de reeleição dos presidentes do SenadoDavi Alcolumbre (DEM), e da Câmara dos DeputadosRodrigo Maia (DEM). Segundo Mourão, “a Constituição é clara”.

Para o vice-presidente, a iniciativa é inconstitucional, mas que não questiona o entendimento do Supremo Tribunal Federal (STF). “Vamos aguardar o fim do julgamento. Acho que a Constituição é clara, teria que mudar a Constituição, mas aí o Supremo tem o arbítrio para interpretar da forma que melhor lhe aprouver”.

Críticas

Em agosto de 2020, 10 senadores protocolaram uma petição de Ação Direta de Inconstitucionalidade elaborada pelo PTB. O documento reforçava os argumentos contrários à recondução dos atuais presidentes das casas legislativas.

Para os senadores, tanto as normas dos regimentos internos do Senado e da Câmara quanto a Constituição vedam a reeleição na mesma legislatura para as presidências da Câmara e do Senado. “Só uma Proposta de Emenda à Constituição poderia alterar as regras do jogo”, afirmou o senador Alessandro Vieira (Cidadania).

Parlamentares da outra Casa também reagiram à possibilidade. O deputado federal Marcelo Ramos (PL), pré-candidato à sucessão na Câmara, afirmou que a reeleição de Maia e Alcolumbre coloca “em risco a estabilidade democrática”.

“Todos sabem o apreço, respeito e reconhecimento que tenho aos presidentes Davi e Rodrigo, mas não podemos brincar com a Constituição. A CF é o que nos dá estabilidade jurídica, política e institucional. Afrontá-la e ultrajá-la é colocar em risco nossa estabilidade democrática”, disse.

Hoje, o que se entende é que o parágrafo 4º do artigo 57 da Constituição veda a reeleição de presidentes da Câmara e do Senado na mesma Legislatura.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?