metropoles.com

Mourão critica pressão sobre a compra de vacinas: “CPI desorganizada”

Vice defende que senadores se debrucem também sobre “as ações do governo para preservar empregos” e o pagamento do auxílio emergencial

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
CPI da Covid-19
1 de 1 CPI da Covid-19 - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

O vice-presidente da República, general Hamilton Mourão (PRBT), demonstrou insatisfação com o trabalho que a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid, no Senado, tem exercido. Para o número dois do Palácio do Planalto, os senadores estão “desorganizados”.

“A CPI está muito desorganizada. Ela está focada numa única ação da Saúde”, disse se referindo à compra de vacinas. O tema centraliza a atuação da comissão por ser alvo de superfaturamento.

Mourão defendeu que os senadores se debrucem também sobre “as ações do governo para preservar empregos” e a ajuda social oferecida, ou seja, o pagamento do Auxílio Emergencial. “Acaba que a CPI fica servindo de palanque para os parlamentares”, criticou nesta quarta-feira (11/8).

As declarações foram dadas em entrevista à Rádio Riacho FM, canal de comunicação da Associação Comunitária de Riacho das Almas, em Pernambuco.

A CPI investiga possíveis irregularidades e omissões do governo federal no combate à pandemia de Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, no Brasil.

Dois casos centralizam o trabalho dos senadores: o contrato de compra da vacina Covaxin, suspeito de superfaturamento e de ter sido usado para o pagamento de propina, e a indicação de remédios sem eficácia para o tratamento da doença.

Nesta quarta-feira, a CPI pausa as investigações sobre a compra de vacina pelo governo federal e ouve o diretor-executivo da farmacêutica Vitamedic, Jailton Batista.

A empresa é uma das produtoras de ivermectina no Brasil. Ele deve falar sobre as vendas do chamado Kit Covid, combinado de medicamentos sem eficácia contra a Covid-19, como, por exemplo, hidroxicloroquina, cloroquina e ivermectina.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?