metropoles.com

Mourão após derrota do voto impresso na Câmara: “Assunto encerrado”

Com 218 votos contrários, 229 a favor e 1 abstenção, a Câmara rejeitou PEC do Voto Impresso. O projeto é fortemente defendido por Bolsonaro

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles
Hamilton Mourão fala com a imprensa na saída da vice-presidência
1 de 1 Hamilton Mourão fala com a imprensa na saída da vice-presidência - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

Menos de 12 horas após a Câmara rejeitar a proposta de emenda à Constituição (PEC) que estabeleceria a adoção do voto impresso e impor derrota ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido), o vice-presidente Hamilton Mourão (PRTB) chancelou o futuro do tema: “Assunto encerrado”.

“Considero o assunto encerrado, mas julgo que foi colocada a discussão para a sociedade”, destacou, nesta quarta-feira (11/8).

Mourão considera que a mudança foi “mal colocada” e que a “polarização política” prejudicou o andamento da matéria no parlamento. “Essa discussão ficou mal colocada pela própria polarização que vivemos na política hoje. É apenas uma evolução das nossas urnas. É termos a possibilidade de de uma auditoria mais consistente em caso de uma eleição mais apertada”, encerrou.

As declarações foram dadas em entrevista à Rádio Riacho FM, canal de comunicação da Associação Comunitária de Riacho das Almas, em Pernambuco.

A derrota

Com 218 votos contrários, 229 a favor e 1 abstenção, a Câmara rejeitou na noite dessa terça-feira (10/8) a PEC do Voto Impresso. Para ser aprovada, a matéria precisava de, no mínimo, 308 votos favoráveis. O projeto é fortemente defendido pelo governo.

Agora, o texto será arquivado, e o formato atual de votação e apuração deve ser mantido nas eleições de 2022.

Na batalha pelo voto impresso, o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luís Roberto Barroso, tem sido alvo de ataques de Bolsonaro, que ameaça a realização de eleições em 2022.

Pelos ataques, o presidente virou alvo de um inquérito administrativo. Uma notícia-crime foi enviada ao Supremo Tribunal Federal (STF) para que o chefe do Executivo nacional seja investigado por fake news.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?