metropoles.com

Mourão afirma que não há clima para impeachment de Bolsonaro

O vice-presidente criticou o Inquérito das Fake News, do STF, mas evitou comentar ameaças de Bolsonaro no 7 de Setembro

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Bolsonaro e Hamilton Mourão, durante Abertura da Semana das Comunicações. Foto: Romério Cunha
Bolsonaro e Hamilton Mourão, durante Abertura da Semana das Comunicações.  Foto: Romério Cunha
1 de 1 Bolsonaro e Hamilton Mourão, durante Abertura da Semana das Comunicações. Foto: Romério Cunha - Foto: Bolsonaro e Hamilton Mourão, durante Abertura da Semana das Comunicações. Foto: Romério Cunha

O vice-presidente Hamilton Mourão (PRBT) disse, nesta quarta-feira (8/9), antes de embarcar rumo à Amazônia Oriental, que não vê clima para impeachment do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), após atos do 7 de Setembro. O general também criticou o Inquérito das Fake News, do Supremo Tribunal Federal (STF), e evitou comentar as ameaças feitas pelo chefe do Executivo.

“Não vejo que haja clima para o impeachment do Presidente, né? Clima, tanto na população como um todo, como dentro do próprio Congresso. Acho que o nosso governo tem hoje uma maioria confortável de mais de 200 deputados . Não é a maioria para aprovar grandes projetos, mas é uma maioria capaz de impedir que algum processo prospere contra a pessoa do presidente da República”, disse Mourão.

Apesar de não querer comentar os discursos inflamados feitos por Bolsonaro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, e na Avenida Paulista, em São Paulo, Mourão salientou que existe uma crise entre Executivo e Judiciário. “Em relação ao Judiciário, a gente precisa distensionar. Eu acho que existem cabeças ali dentro que entendem que isso foi além do que era necessário e conversando a gente se entende”, completou.

“Na minha visão existe um tensionamento, principalmente entre o Judiciário e o Executivo. Eu tenho a ideia muito clara que o inquérito que é conduzido pelo ministro Alexandre de Moraes [das Fake News] não está correto, o juiz não pode conduzir inquéritos. Eu acho que tudo se resolveria se o inquérito passasse para mão da PGR e acabou. Aí, isso aí distensionaria todos os problemas”, sugeriu Mourão, citando o imbróglio que envolve o mandatário da República e o ministro Alexandre de Moraes, do STF.

Sem citar nomes, durante os discursos, Bolsonaro direcionou ameaças ao integrantes da Suprema Corte. “Juramos respeitar a nossa Constituição. O ministro específico do STF perdeu as condições mínimas de continuar dentro daquele tribunal. Não podemos continuar aceitando que uma pessoa específica continue paralisando a nossa nação. Não podemos aceitar. Ou esse Poder [Judiciário] pode sofrer aquilo que nós não queremos. Sabemos o valor de cada Poder da República”, assinalou.

Questionado por jornalistas que acompanham a viagem do Conselho Nacional da Amazônia sobre a expressividade dos atos que ocorreram em Brasília, São Paulo e Rio de Janeiro, Mourão disse: “Olha, houve uma concentração expressiva da população brasileira. É uma mudança isso aí, porque as ruas sempre foram domínio dos segmentos da esquerda”, opinou.

“Ontem que foi uma quantidade enorme, a minha avaliação, eu estive aqui na manifestação de Brasília e em torno de 150 mil pessoas estavam ali reunidas. Acredito que no Rio de Janeiro e São Paulo chegou também ao redor desse número, para uma manifestação expressiva. Deixo de comentar discursos que foram feitos porque é uma questão ética minha, não é o caso de eu comentar”, reforçou o vice-presidente.

11 imagens
1 de 11

Igo Estrela/Metrópoles
2 de 11

Igo Estrela/Metrópoles
3 de 11

Igo Estrela/Metrópoles
4 de 11

Igo Estrela/Metrópoles
5 de 11

Igo Estrela/Metrópoles
6 de 11

Igo Estrela/Metrópoles
7 de 11

Igo Estrela/Metrópoles
8 de 11

Igo Estrela/Metrópoles
9 de 11

Igo Estrela/Metrópoles
10 de 11

Manifestante fica ferido após confronto com a policia na Esplanada dos Ministérios em Brasília

Rafaela Felicciano/Metrópoles
11 de 11

Igo Estrela/Metrópoles

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?