metropoles.com

Mourão afirma que está muito cedo para campanha eleitoral de Lula

O STF anulou, na quinta-feira (15/4), as condenações do ex-presidente Lula, que agora poderá concorrer em 2022

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Igo Estrela/Metrópoles
Presidente Jair Bolsonaro Solenidade de Ação de Graças palacio planalto agenda presidente 1
1 de 1 Presidente Jair Bolsonaro Solenidade de Ação de Graças palacio planalto agenda presidente 1 - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

O vice-presidente Hamilton Mourão (PRTB) afirmou, nesta sexta-feira (16/4), que está muito cedo para que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) comece a fazer campanha eleitoral. Em decorrência da anulação de todas as condenações do petista, na quinta-feira (15/4), Lula se torna elegível para a corrida presidencial de 2022.

“Está muito cedo! Nós temos uma pandemia para enfrentar, problemas de orçamento, avançar com algumas reformas antes de terminar o governo. Campanha mesmo, só depois de junho do ano que vem”, opinou.

Mourão complementou dizendo que, por mais que o Supremo Tribunal Federal (STF) tenha decidido anular as condenações do petista, não se pode passar uma borracha nos crimes, que, segundo o general, não deixaram de existir.

“Esses crimes foram julgados em três instâncias, e o condenaram. Então, não dá pra apagar os crimes. Foram anulados os processos, mas os crimes não. Você não está passando uma borracha nos atos que aconteceram: você está passando a borracha no processo. Essa é a realidade”, argumentou.

Decisão do STF

O plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, na quinta-feira (15/4), reconhecer a incompetência da 13ª Vara Federal de Curitiba para julgar processos do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no âmbito da Lava Jato.

Com isso, os ministros decidiram manter a anulação das condenações do petista, imposta pelo ministro Edson Fachin em caráter liminar. Isso deixa Lula apto a concorrer nas eleições de 2022, caso não sofra novas condenações até lá.

Sobre a decisão, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) afirmou, na quinta-feira (15/4), que, caso Lula vença as eleições presidenciais de 2022, o país estará sob risco. Em transmissão ao vivo nas redes sociais, o atual mandatário da República indagou: “Qual será o futuro do Brasil?”.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?