Mourão acredita que Queiroga saiu do Brasil infectado pelo “bichinho”
O ministro da Saúde testou positivo para a Covid na noite de terça-feira (21/9) e terá que cumprir quarenta em Nova York por 14 dias
atualizado
Compartilhar notícia
Na manhã desta quarta-feira (22/9), o vice-presidente Hamilton Mourão (PRTB) disse, na chegada ao Palácio do Planalto, que acredita que o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, já tenha saído do Brasil contaminado pelo coronavírus. O chefe da Saúde testou positivo para a Covid-19 na noite da terça-feira (21/9) e terá que cumprir quarenta em Nova York por 14 dias.
“O ministro já deve ter saído daqui – pelo que a gente conhece em termos de contaminação, contaminação leva de cinco a sete dias, né? – Ele tava há dois dias nos Estados Unidos. Acho que o PCR não foi exigido para os vacinados. Não tenho essa noção essa informação, né. Então acredito que ele já saiu daqui carregando a contaminação”, disse o general.
Na argumentação, Mourão negou que tenha faltado zelo da comitiva do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) em relação aos cuidados e uso da máscara, para prevenir a contaminação pela Covid-19. Segundo ele, as mesmas coisas que aconteceram em Nova York, ocorrem durante as solenidades no Palácio do Planalto, em Brasília, onde Bolsonaro despacha.
“Ah, eu acho que não [faltou zelo], porque as mesmas coisas acontecem aqui. Você vê, quantas solenidades ocorrem aqui no Palácio, com uma porção de gente, uns com máscara, outros sem máscara, né? Até num ambiente muito mais confinado. Acho, volto a dizer, posso até tá enganado, mas acho que o ministro Queiroga já saiu carregando o bichinho”, reforçou Mourão.
Além de Queiroga, um diplomata que preparou viagem de Bolsonaro à 76ª Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York, também testou positivo para o vírus.
O Metrópoles questionou o Ministério da Saúde e o Itamaraty sobre a testagem aos vacinados da comitiva, mas não obteve resposta até a publicação desta reportagem.
Recomendação
Após o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, testar positivo para Covid-19, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) enviou, no início da madrugada desta quarta-feira (22/9), ofício à Casa Civil da Presidência da República recomendando isolamento aos integrantes da comitiva presidencial que estiveram em Nova York nos últimos dias.
A recomendação da agência é de isolamento de 14 dias para todos que tiveram contato com o ministro. No documento, a Anvisa pontua que a situação deve ser objeto de apreciação imediata pela Casa Civil.