metropoles.com

Morre Dilma Jane, mãe da ex-presidente Dilma Rousseff, aos 96 anos

O motivo da morte ainda não foi informada. A ex-presidente, que está em Londres, retorna ao Brasil no domingo

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/Instagram
Dilma Rousseff e sua mãe, Dilma Jane
1 de 1 Dilma Rousseff e sua mãe, Dilma Jane - Foto: Reprodução/Instagram

A mãe da ex-presidente Dilma Rousseff (PT) faleceu neste sábado (13/07/2019), em Belo Horizonte. Aos 95 anos, Dilma Jane deixa as filhas Dilma Rousseff, Zana Lúcia Rousseff, o filho Igor Rousseff e a neta Paula Rousseff.

A causa da morte, entretanto, ainda não foi informada. A ex-presidente está em Londres e embarca hoje de volta ao país. Sua chegada, no entanto, deve ser apenas no domingo (14/07/2019). A informação foi confirmada pela equipe da ex-presidente.

A assessoria de imprensa de Dilma informou que não serão divulgadas informações sobre o velório, em respeito à família. “Dona Dilma não era uma personalidade pública”, informou a assessoria.

Natural de Nova Friburgo, no Rio de Janeiro, Dilma Jane enfrentava problemas de saúde e chegou a ser internada, ainda em 2015, com sintomas de ataque sistêmico transitório. Dilma Jane sofria do mal de alzheimer. Professora aposentada, a mãe da ex-presidente passou a maior parte da vida na capital mineira, no bairro Pampulha, Região Norte da capital.

Quando Dilma se tornou presidente da República, a mãe chegou a morar no Palácio da Alvorada, residência oficial em Brasília. Entretanto, em 2016, após o impeachment da petista, ela voltou a morar na capital mineira.

Eleições
Em abril do ano passado, ao transferir o título eleitoral do Rio Grande do Sul para Minas Gerais, a ex-presidente disse que um dos motivos da mudança era a saúde da mãe. O sepultamento será em Belo Horizonte.

Veja a nota que a presidente do PT, deputada Gleisi Hoffmann, publicou: 

Foi com imensa tristeza que recebemos a notícia do falecimento neste sábado, 13 de julho, da professora Dilma Jane Coimbra da Silva Rousseff, mãe da querida presidenta Dilma Rousseff.

Nascida em Nova Friburgo, Dilma Jane foi criada em Uberaba, Triângulo Mineiro, onde conheceu o engenheiro imigrante húngaro Pedro Rousseff com quem se casou. Mudaram-se para Belo Horizonte e tiveram três filhos: Igor, Dilma Vana e a caçula Zana Lívia, que morreu muito jovem.

Dilma Jane ficou viúva de Pedro em 1962, quando Dilma tinha apenas 14 anos. Nos anos 1970, quando a jovem Dilma foi presa pela ditadura militar, Dilma Jane passou três anos percorrendo os cárceres da repressão para dar apoio e garantir a vida da filha e de muitos outros presos políticos.

Dilma Jane voltou a morar com a filha em 2011, em Brasília, quando Dilma foi eleita presidenta e a acompanhou durante todo o mandato. Voltou a Belo Horizonte com saúde já muito abalada e faleceu aos 95 anos de idade.

Neste momento de dor, nós do PT estamos solidários e solidárias com a companheira Dilma Rousseff e seus familiares pela grande perda que sofreram.

Gleisi Hoffmann
Presidenta Nacional do PT

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?