metropoles.com

Moro sobre votação da 2ª instância: “O quanto antes, melhor”

Favorável à prisão antes do trânsito em julgado, o ex-juiz defendeu que o Congresso Nacional coloque o tema com “urgência” nas votações

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Igo Estrela/Metrópoles
Sergio Moro na Comissão Especial da Câmara
1 de 1 Sergio Moro na Comissão Especial da Câmara - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, defendeu nesta quarta-feira (04/12/2019) que a proposta que altera o entendimento sobre a prisão em 2ª instância seja votada “o quanto antes”, se houver a maioria do Congresso Nacional. Ele participa de uma audiência pública na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado Federal.

“Se tem uma maioria dentro do Congresso para aprovar essa medida, não vejo lá muito sentido para postergação. Na perspectiva da Justiça e da Segurança Pública, quanto antes, melhor”, afirmou.

Líderes do Congresso Nacional decidiram que a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 199/2019, que está na Câmara dos Deputados, terá prioridade na tramitação das duas Casas. O Senado, que tem um projeto de lei para voltar a permitir a prisão antes do trânsito em julgado, não deve analisá-lo ao menos neste ano, mas vai continuar o debate sobre o tema no colegiado.

“Não tem problema votar a PEC e o projeto de lei. Vejo a questão com uma certa urgência, desde a revisão de diversos condenados em 2ª instância, não necessariamente [enquadrados em crimes de] corrupção”, reforçou. O ex-juiz defende, publicamente, o posicionamento favorável à mudança do entendimento.

A reação do Congresso para alterar o entendimento sobre a prisão em 2ª instância ocorreu após a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de alterar a interpretação sobre a condenação.  A medida permitiu que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e outros condenados pela Operação Lava Jato saíssem em liberdade.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?