metropoles.com

Moro pede para Congresso decidir sobre prisão em 2ª instância

O ministro da Justiça e Segurança Pública participa de comissão especial na Câmara dos Deputados que debate o tema

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles
Sergio Moro
1 de 1 Sergio Moro - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, defendeu nesta quarta-feira (12/02/2020) que o Congresso não deixe a decisão sobre prisão após segunda instância para o Poder Judiciário. Segundo o ex-juiz, há maior chance de uma resposta “errática”.

“Não devemos deixar isso [decisão sobre segunda instância] entregue às Cortes de Justiça. Não que não confiemos nisso, mas a reposta é mais errática, ou mais demorada”, destacou o ministro. Moro sugeriu ainda que a aplicação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC), tão logo aprovada, valha para “todos os casos pendentes de julgamento definitivo”.

Casos cíveis
Sergio Moro também disse ser favorável à extensão da prisão após condenação em segunda instância para casos criminais e cíveis.

Para Moro, no entanto, a ideia não pode representar um obstáculo para aprovação para casos criminais, que é a proposta de aplicação inicial defendida por ele. “Sou favorável à extensão para os casos cíveis desde que isso não seja um impedimento para a aprovação para casos criminais”, reforçou, ao participar de audiência pública em comissão especial da Câmara destinada a discutir o mérito da proposta de emenda à Constituição.

Moro disse ainda que a aprovação da medida teria o “simbolismo” relevante para o Congresso de não aceitar mais a impunidade. “Tem uma questão de simbolismo. É o Congresso Nacional mandando uma mensagem à população, além de responder que a lei tem que ser igual para todos. O sistema tem que funcionar, a impunidade tem que ser reduzida”, defendeu o ministro. “Precisamos ter mensagens relevantes, fortes, duras nesse sentido”, completou.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?