Moro apresenta Projeto de Lei Anticrime a governadores
Mais cedo, ele se reuniu com o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, para tratar do tema. A proposta será enviada ao Congresso
atualizado
Compartilhar notícia
O ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, já está reunido com governadores, vices e secretários para apresentar o Projeto de Lei Anticrime, que será enviado ao Congresso Nacional. O encontro acontece no Ministério da Justiça e começou por volta das 10h desta segunda-feira (4/2).
O projeto de lei a propõe medidas contra a corrupção, crimes violentos e crime organizado. Entre os itens, estão a prisão de condenados em segunda instância e a punição mais rigorosa para aqueles sentenciados por corrupção ou peculato. Moro quer pedir o apoio dos governadores para conseguir avançar com as medidas. Mais cedo, ele se reuniu com o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ).
A proposta começou a ser elaborada por Moro e a equipe dele ainda durante a transição de governo e integra a lista de metas para os 100 primeiros dias da gestão Bolsonaro.
Pulso forte
O governador eleito do Pará, Helder Barbalho (MDB), participa da reunião e falou com a imprensa antes de se juntar ao grupo. Para ele, a questão prisional é um dos itens sensíveis a serem discutidos pelo governo. “É preciso rever o papel do custodiado e o do Estado com cada preso. É necessário ressocializar para que as nossas casas penais não sejam um amontoado, um encaixotamento de pessoas”, afirmou.
Barbalho defendeu “regras mais duras e enérgicas” para que os criminosos saibam que o governo está amparado “com mão firme e pulso forte”. Outros 12 governadores participam da reunião.